A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realizou, nesta quarta-feira (16), uma fiscalização em uma distribuidora de rede de supermercados, em Natal. O imóvel já estava sendo analisado por estar em funcionamento, mas possuir um consumo de água que não condizia com o tamanho do imóvel, nem com as atividades desenvolvidas.
Ao todo, foram identificadas sete ligações irregulares de água, conhecidas na área de saneamento como by-pass e, popularmente, como “gatos”. O imóvel possui três reservatórios de água, sendo um de 5 mil litros e outros dois com capacidade para 2 mil litros. A Caern estima que por mês eram desviados 80 mil litros de água. A distribuidora, que fica localizada na zona oeste da capital, possui, de acordo com informações obtidas pela equipe de fiscalização, mais de 40 colaboradores trabalhando somente neste imóvel.
“Estamos realizando uma triagem de todos os imóveis com suspeita de fraudes e irregularidades, principalmente, aqueles que tiveram a substituição de hidrômetro e mesmo assim estavam apresentando um consumo muito abaixo do perfil do imóvel”, explica Julimary Moura, Coordenadora da Unidade Comercial Natal Oeste. Na ação desta quarta-feira, participaram sete empregados do Núcleo de Fiscalização e Cobrança da Natal Oeste, da Caern.
As fiscalizações da Caern estão sendo intensificadas para todas as categorias de clientes, sejam eles: residencial, comercial e industrial. Estas ações além de reduzirem as perdas físicas e comerciais da Companhia, também promovem uma melhor distribuição de água para toda a população.
“Durante o momento mais crítico da pandemia, a Caern suspendeu ações de corte e fiscalização. Mas, agora, as ações em relação às ligações irregulares serão intensificadas em todo o Estado como forma de trazer mais eficiência para a Companhia. Através deste trabalho que iremos melhorar drasticamente as perdas da empresa”, afirma Roberto Linhares, Diretor Presidente da Caern.
Além de ter as ligações irregulares tiradas, o responsável pela distribuidora será multado e deverá regularizar a situação para ter a água religada. Também será aberto Boletim de Ocorrências junto à Polícia. A população pode colaborar com a fiscalização da Caern, denunciando os gatos através do telefone 115.