O Brasil é o país que mais produz lixo eletrônico em toda a América Latina: cerca de 1,5 milhão de toneladas são descartadas anualmente pelo país e apenas 3% de todo esse lixo é coletado de forma adequada. Uma média bem menor que a mundial: em todo o planeta, 20% do lixo eletrônico é reciclado. Iniciativas de empresas tentam mudar esta realidade aumentando o número de pontos de coleta e incentivando a correta destinação dos materiais.
O mais novo ponto fixo de coleta em Natal é a empresa Cabo Telecom, que disponibiliza suas quatro lojas para receber material eletrônico para o descarte correto. Estão incluídos nesse lixo eletrônico itens como computadores, televisores, impressoras, celulares, carregadores, pilhas e baterias que, se descartadas como lixo comum, podem gerar riscos ao meio ambiente e à saúde pelas substâncias químicas que possuem.
“Sabemos que a velocidade em que as tecnologias surgem diminui o tempo de uso dos produtos e, consequentemente, aumenta o descarte deles. Essa é uma das medidas que fazem parte da política do Grupo no que diz respeito à questão ambiental e conscientização, para minimizarmos os impactos no meio ambiente e na vida dos usuários.”, comenta Claudio Alvarez, diretor presidente da Cabo Telecom.
Os itens recolhidos serão destinados à Natal Reciclagem, empresa potiguar que atua no gerenciamento e reciclagem de resíduos sólidos – desde a coleta até o acondicionamento e envio do material para as respectivas indústrias de transformação do produto. A população pode deixar seu material nas lojas Cabo Telecom entre 8h e 18h.