O Instituto Butantan recebeu na manhã desta 2ª feira (19.abr.2021) mais 3.000 litros de IFA (insumo farmacêutico ativo) para a produção da CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Sinovac. A matéria-prima é suficiente para a produção de 5 milhões de doses do imunizante.
O carregamento veio de Pequim, na China, e chegou ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, às 6h15. O desembarque do novo lote de IFA foi acompanhado pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB). A chegada foi confirmada pelo tucano em publicação feita no Twitter.
O governador também publicou vídeo na pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Ele foi ao local acompanhado do secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, e do presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.
O lote deveria ter chegado em 8 de abril. Por conta do atraso, o Butantan suspendeu, em 7 de abril, o envase de novas doses da CoronaVac.
O Poder360 apurou que a China não enviava o IFA para o Butantan há quase 1 mês. Segundo o instituto, a entrega do insumo depende do aval do governo chinês.
Com a interrupção do envase, a conclusão da entrega das 46 milhões de doses para o Ministério da Saúde, prevista para o fim de abril, será feita até 10 de maio.
Já foram entregues pouco mais de 40 milhões de doses da CoronaVac ao PNI (Programa Nacional de Imunização). Serão 100 milhões até o fim de agosto, segundo o Butantan.
Poder 360