O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta 4ª feira (17.fev.2021) que o Instituto Butantan antecipará a entrega das 54 milhões doses da CoronaVac para agosto. Antes, a entrega estava prevista para ocorrer até setembro.
O Ministério da Saúde tinha anunciado na 3ª feira (16.fev) que concluiu a compra das doses adicionais de CoronaVac junto ao Instituto. Em 2020, outras 46 milhões já haviam sido adquiridas pelo governo federal.
Segundo Doria, a cada 10 brasileiros que estão sendo vacinados, 9 foram com a vacina do Butantan. A produção do imunizante desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac iniciou em 10 de dezembro. O imunizante começou a ser aplicado no último mês, no dia 17 de janeiro.
Doria ainda pediu para o Ministério da Saúde viabilizar e disponibilizar as vacinas para todos os governos estaduais, ressaltando que é inaceitável aceitar que já existem municípios que não têm mais a 1ª dose da vacina para aplicar.
O Instituto Butantan dobrou o número de profissionais que estão à frente da produção da CoronaVac, de 150 para 300, para conseguir entregar as doses o mais rápido possível. Atualmente, 426 mil doses são produzidas por dia.
A partir da próxima 3ª feira (23.fev), o instituto entregará um total de 3,4 milhões de doses para o Ministério da Saúde.
Poder 360