O Busto em bronze de Pedro Velho e o conjunto escultórico denominado Busto em bronze do Almirante Tamandaré e Âncora, historicamente instalados na praça que leva o nome do proclamador da República no Rio Grande do Norte e primeiro governador do Estado, estão recebendo os últimos retoques pelas mãos do restaurador Ery Medeiros. Os bustos foram retirados de suas posições por conta da requalificação do espaço. A restauração do conjunto escultórico é no valor de R$ 21 mil. “Acredito que na próxima terça-feira os bustos e a âncora deverão ser reinstalados na praça Pedro Velho”, assinalou Medeiros.
Para o secretário de Cultura do município, Dácio Galvão, os bens escultóricos têm um importante significado para Natal, uma vez que fazem parte de um acervo público de figuras históricas, que incluem, ainda, o busto do Padre João Maria, a estátua de Dom Nivaldo Monte e a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, que também está sendo restaurada. “Com a requalificação da praça Pedro Velho, esses bens do logradouro se redimensionam. E quem ganha é a cidade na questão arquitetônica, cultural, histórica e turística. A avenida do Contorno, por exemplo, ganhará brevemente um mural vitrificado de dois mil metros quadrados. Além disso, teremos, ainda, a construção de uma obra em escultura de Nossa Senhora de Fátima, no santuário homônimo, na zona Norte. O prefeito Álvaro Dias entende que é salutar para o município investir também no turismo religioso”, ilustrou Galvão.
Com 50% das obras executadas, a praça Pedro Velho, uma das mais tradicionais de Natal, receberá um novo piso, com demarcação de pista de caminhada. Além disso, novos equipamentos darão destaque ao novo espaço, dentre eles um parque infantil lúdico, playground, um mini-anfiteatro, espaço pet, palco para apresentações coberto e uma nova área de convivência com cobertura será instalada ao lado do Palácio dos Esportes. A praça terá ainda mobiliário urbano, novos bancos, acessibilidade, paisagismo, espaço para abrigar quiosques e iluminação com 42 postes em LED.
O novo mobiliário urbano do logradouro dará funcionalidade e conforto ao local, com as novas lixeiras e bancos que serão instalados. As crianças e frequentadores terão à disposição um parque infantil e um playground. Será construída uma pista para caminhada toda sinalizada, com acessibilidade, assegurando um espaço harmônico para que todos possam fazer uso. O mini-anfiteatro servirá para apresentações culturais, assim como para o próprio desfile cívico realizado no dia 7 de setembro. Uma equipe de 21 operários se divide na execução da reforma.
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, vistoria com frequência os serviços, acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes. O executivo municipal está investindo pouco mais de R$ 2 milhões no projeto. A expectativa é que o logradouro seja entregue neste semestre.
“Essa é uma praça histórica e estava precisando passar por uma ampla reestruturação. Assumimos esse compromisso e estamos cumprindo. As cidades precisam ser para as pessoas. Para tanto, estamos dotando Natal de diversos espaços públicos de lazer e convivência. A Praça Pedro Velho é mais um destes locais. Quando estiver pronta, a praça vai ser um lugar para as famílias se reunirem, os atletas terão seu espaço para atividade física, teremos apresentações culturais e diversas outras atrações. Esse será um dos lugares mais agradáveis da cidade”, garantiu o prefeito.
Para viabilização da obra, outro modelo de gestão implantado pelo prefeito Álvaro Dias está sendo posto em prática: a integração das secretarias nas ações. No caso da Praça Pedro Velho, as secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur), de Administração (Semad) e de Mobilidade (STTU) estão trabalhando em conjunto para dar agilidade aos processos.