A atual bicampeã olímpica, a seleção brasileira masculina de futebol foi eliminada no torneio Pré-Olímpico para os Jogos de Paris neste domingo (11). Dirigida por Ramon Menezes, a equipe foi derrotada pela Argentina por 1 a 0 na última rodada do quadrangular final do pré-olímpico, perdendo a oportunidade de garantir uma vaga na Olimpíada.
Mesmo com a possibilidade de classificação com um empate, dependendo do resultado do confronto entre Paraguai e Venezuela no mesmo dia, a derrota para os argentinos encerrou as esperanças brasileiras. A campanha irregular ao longo da competição refletiu atuações inconsistentes e contribuiu para a eliminação da seleção brasileira.
Disputado na Venezuela, o pré-olímpico viu o Brasil oscilar entre vitórias e derrotas na fase inicial. Após vencer Bolívia, Colômbia e Equador, a equipe sofreu derrotas para Venezuela e Paraguai, além de uma vitória contra a Venezuela, apresentando um desempenho instável.
Esta é a quarta vez na história que o Brasil não assegura uma vaga na modalidade, sendo a última ausência registrada nos Jogos de Atenas, na Grécia, em 2004. A eliminação surpreendente marca um momento raro na trajetória recente da seleção brasileira, que não ficava fora das Olimpíadas há duas décadas.
A Argentina, em um paralelo recente, também enfrentou ausência nas Olimpíadas de Londres 2012 após conquistar dois ouros consecutivos em Pequim 2008 e Atenas 2004.
Agência Brasil