O Brasil está entre os países que reconheceram Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela nesta quarta-feira (23). Confira quais são os países que já reconheceram Guaidó:
- Brasil
- Estados Unidos
- Argentina
- Canadá
- Chile
- Colômbia
- Equador
- Paraguai
- Peru
- Guatemala
Guaidó, presidente da Assembleia Nacional venezuelana e líder da oposição a Nicolás Maduro, se declarou presidente durante uma manifestação em Caracas.
“Na condição de presidente da Assembleia Nacional, ante Deus, a Venezuela, em respeito a meus colegas deputados, juro assumir formalmente as competências do executivo nacional como presidente interino da Venezuela. Para conseguir o fim da usurpação, um governo de transição e ter eleições livres”, disse Guaidó com a Constituição na mão e diante dos manifestantes.
Os Estados Unidos foram os primeiros a reconhecer a declaração de Guaidó. Além disso, segundo a agência Reuters, um integrante do governo dos EUA disse a jornalistas que “todas as opções estão à mesa” caso o regime de Nicolás Maduro coloque em risco Guaidó ou outros integrantes da Assembleia Nacional.
“Os cidadãos da Venezuela sofreram por tempo demais nas mãos do regime ilegítimo de Maduro. Hoje, eu reconheci oficialmente o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, como presidente interino da Venezuela”, disse Donald Trump, presidente dos EUA, no Twitter.
Guaidó também obteve o reconhecimento de Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Guatemala e Peru. O presidente da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, também apoiou no Twitter o juramento de Juan Guaidó.
O presidente argentino, Mauricio Macri, postou uma série de mensagens, nas quais diz que “A Argentina apoiará todos os esforços para reconstruir a democracia venezuelana e restaurar condições dignas de vida para todos os seus cidadãos” e “Confiamos, como os demais países do Grupo Lima, que a decisão da Assembléia e de seu Presidente leve à restauração da democracia por meio de eleições livres e transparentes, com força total da Constituição e com a participação dos líderes da oposição”.
“O Paraguai expressa seu apoio ao presidente interino da Venezuela @jguaido. Contem conosco para abraçar de novo a liberdade e a democracia”, escreveu o presidente paraguaio Mario Abdo Benitez no Twitter.
G1