O brasileiro Odair Santos conquistou a primeira medalha do Brasil na Paraolimpíada do Rio nesta quinta (08), no Engenhão. Ele conquistou a medalha de prata nos 5000 m na classe T11, para deficientes visuais totais.
Odair começou a prova em um ritmo mais lento, parte da estratégia do atleta, e ficou em quarto lugar até pouco mais de 10 minutos de prova, quando deu o bote em seus adversários e assumiu a liderança.
Nos últimos metros, no entanto, acabou ultrapassado pelo queniano Samwel Mushai Kimani, que conquistou o ouro com o tempo de 15min16s11. O tempo do brasileiro foi de 15min17s55. O bronze ficou com o também queniano BII Wilson (15min22s96).
“Eu me poupei um pouquinho no início da prova para tentar melhorar no fim e infelizmente não deu certo hoje. O campeão é especialista em 1500, ele é rápido, mas conquistar uma medalha no meu país é muito bom. Disputar uma Paraolimpíada dentro de casa não é para qualquer um”, comentou Odair após a prova ao SporTV.
Odair Santos já havia conquistado sete medalhas paraolímpicas, sendo três de prata e quatro de bronze. Esta é a segunda Paraolimpíada que Odair disputa como deficiente visual completo, na T11. Ele perdeu totalmente a visão em 2010. Antes disso, disputou Atenas-2004 e Pequim-2008. Aos 35 anos, ele ainda é o atual campeão mundial dos 1500 m em sua classe.
UOL