Toda a beleza, delicadeza e bom gosto do artesanato feito com linhas e tecidos em linho e algodão foram apreciados por convidados durante a abertura da mostra “Bordado de Caicó” em exposição no CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, no centro do Rio de Janeiro. O trabalho artesanal ganhou um merecido espaço e os cariocas e norte-rio-grandenses que marcaram presença, puderam ainda conhecer algumas bordadeiras, como Iracema Nogueira, presidente do CRACAS – Comitê Regional das Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó.
A artesã falou sobre a importância do bordado: “muitas mulheres sustentam famílias e pagam as faculdades dos filhos com a renda que esse trabalho proporciona”. O prefeitos Ivanildo Araújo (Timbaúba dos Batistas) e Gilson Dantas (Carnaúba dos Dantas), representaram a região do Seridó, onde são produzidos os famosos bordados. O senador Jean Paul Prates também prestigiou o evento, que contou com a participação do diretores técnicos do Sebrae Nacional, Bruno Quick, e do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, além dos dirigentes do Sebrae-RJ.
A governadora Fátima Bezerra fez um discurso emocionado: “É o encontro de dois Rios que têm muito em comum – o do Rio Grande do Norte e o de Janeiro – além da beleza natural e dessa natureza intensa na paisagem, ambos Rios têm uma população guerreira e vencedora, que podem desfrutar dessa energia”, afirmou.
O diretor superintendente do SEBRAE-RN, José Ferreira de Melo Neto, destacou a importância do bordado produzido cidades do Seridó potiguar para a economia da própria região. “É muito importante trazer para o Rio o trabalho de cerca de 2.700 artesãs, em que a maioria são mulheres, de 12 municípios de uma região nordestina muito importante, a de Seridó, e falando mais especificamente, entre esses dois municípios, podemos destacar dois: Caicó e mais um outro município pequeno, com cerca de 2.500 habitantes chamado Timbaúba dos Batistas, onde só nele somam 700 bordadeiras”.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN,em exercício, Itamar Manso Maciel Junior, lembrou que o bordado de Caicó tem uma grande tradição e é uma referência nacional, sendo apreciado tanto por brasileiros como por estrangeiros que visitam o Rio Grande do Norte. “Com a obtenção do Signo de Indicação de Procedência, o bordado de Caicó e região ganhou notoriedade e se tornou ainda mais valioso. E o Sebrae tem dado todo o apoio, desde a organização dos grupos de bordadeiras até a obtenção da IG (Indicação Geográfica), que foi um divisor de águas da atividade artesanal”, destacou Itamar Manso.
Portal da Tropical