SELO BLOG FM (4)

Bordados de Caicó: Doze pontos, tradição, beleza e arte reunidos em mostra no Rio de Janeiro

FOTO: ROSSANA FRAGA

Toda a beleza, delicadeza e bom gosto do artesanato feito com linhas e tecidos em linho e algodão foram apreciados por convidados durante a abertura da mostra “Bordado de Caicó” em exposição no CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, no centro do Rio de Janeiro. O trabalho artesanal ganhou um merecido espaço e os cariocas e norte-rio-grandenses que marcaram presença, puderam ainda conhecer algumas bordadeiras, como Iracema Nogueira, presidente do CRACAS – Comitê Regional das Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó.

A artesã falou sobre a importância do bordado: “muitas mulheres sustentam famílias e pagam as faculdades dos filhos com a renda que esse trabalho proporciona”. O prefeitos Ivanildo Araújo (Timbaúba dos Batistas) e Gilson Dantas (Carnaúba dos Dantas), representaram a região do Seridó, onde são produzidos os famosos bordados. O senador Jean Paul Prates também prestigiou o evento, que contou com a participação do diretores técnicos do Sebrae Nacional, Bruno Quick, e do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, além dos dirigentes do Sebrae-RJ.

A governadora Fátima Bezerra fez um discurso emocionado: “É o encontro de dois Rios que têm muito em comum – o do Rio Grande do Norte e o de Janeiro – além da beleza natural e dessa natureza intensa na paisagem, ambos Rios têm uma população guerreira e vencedora, que podem desfrutar dessa energia”, afirmou.

O diretor superintendente do SEBRAE-RN, José Ferreira de Melo Neto, destacou a importância do bordado produzido cidades do Seridó potiguar para a economia da própria região. “É muito importante trazer para o Rio o trabalho de cerca de 2.700 artesãs, em que a maioria são mulheres, de 12 municípios de uma região nordestina muito importante, a de Seridó, e falando mais especificamente, entre esses dois municípios, podemos destacar dois: Caicó e mais um outro município pequeno, com cerca de 2.500 habitantes chamado Timbaúba dos Batistas, onde só nele somam 700 bordadeiras”.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN,em exercício, Itamar Manso Maciel Junior, lembrou que o bordado de Caicó tem uma grande tradição e é uma referência nacional, sendo apreciado tanto por brasileiros como por estrangeiros que visitam o Rio Grande do Norte. “Com a obtenção do Signo de Indicação de Procedência, o bordado de Caicó e região ganhou notoriedade e se tornou ainda mais valioso. E o Sebrae tem dado todo o apoio, desde a organização dos grupos de bordadeiras até a obtenção da IG (Indicação Geográfica), que foi um divisor de águas da atividade artesanal”, destacou Itamar Manso.

Portal da Tropical

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui