Reflexo do trabalho preventivo realizado diariamente pelos militares do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, o Carnaval 2017 foi considerado tranquilo no litoral do estado. Durante o período momesco, foram realizados três salvamentos aquáticos, sendo dois na Praia do Meio e um na praia do Amor, em Pipa. O número teve uma redução de 66,6% se comparado com 2016, quando houve nove salvamentos.
O comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Sócrates Vieira, considerou o carnaval satisfatório e que seguiu o planejamento estratégico elaborado pela Corporação. “A redução das ocorrências se dá pelo trabalho preventivo, de orientação. Conseguimos otimizar nossos recursos e trabalhar nas áreas onde tinha o maior fluxo de pessoas e as maiores ocorrências”, explica o coronel.
Além disso, os guarda-vidas realizaram um auxílio ao público, de uma pessoa com dificuldade respiratória, que foi conduzida para o Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo. Os militares ainda orientaram 2.168 pessoas nas praias e fizeram 834 advertências, quando a pessoa se encontra em uma situação de risco iminente.
O Corpo de Bombeiro atuou nas praias da Pipa, em Tibau do Sul; Búzios, em Nísia Floresta; Pirangi, Cotovelo, em Parnamirim; e Ponta Negra, Areia Preta, Artistas, Forte e Redinha, em Natal.
Também foram realizadas 65 vistorias em locais de eventos temporários, sendo que três destes foram interditados.
Em 2017, não houve nenhum óbito por afogamento durante o carnaval, enquanto que em 2016 foram registrados dois óbitos.
Fonte: Sesesd