O presidente Jair Bolsonaro lamentou o rompimento de uma barragem de rejeitos, que causou destruição em Brumadinho (MG), nesta sexta-feira (25). Pelas redes sociais, Bolsonaro também afirmou que os ministros do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Canuto; Minas e Energia, Bento Albuquerque; e Meio Ambiente, Ricardo Salles, estão a caminho da cidade mineira, que fica a cerca de 60km de Belo Horizonte.
“Lamento o ocorrido em Brumadinho-MG. Determinei o deslocamento dos ministros do Desenvolvimento Regional e Minas e Energia, bem como nosso secretário nacional de Defesa Civil para a região. Nossa maior preocupação neste momento é atender eventuais vítimas desta grave tragédia. O ministro do Meio Ambiente também está a caminho. Todas as providências cabíveis estão sendo tomadas”, publicou o presidente no Twitter.
No começo da tarde, o porta-voz do governo, Otávio Rêgo Barros anunciou que o próprio presidente pretende ir ao local neste sábado (26/1), às 8h, um dia antes de se deslocar a São Paulo, onde será submetido a uma cirurgia na segunda-feira (28/1).
Um gabinete de crise já foi montado no Palácio do Planalto para acompanhar todo o desenrolar da situação. A área vai coordenar os esforços de todos os ministérios que estarão envolvidos na busca de soluções para o rompimento da barragem e redução de danos. Bolsonaro está reunido em Brasília com vários ministros para determinar as primeiras ações e equipes técnicas serão deslocadas para a região.
A barragem de rejeitos da Vale se rompeu no início da tarde desta sexta. Segundo o Corpo de Bombeiros, há vítimas, pois a lama atingiu, além da parte técnica da mineradora, uma comunidade próxima ao local. O número de pessoas atingidas ainda não foi divulgado pelas autoridades. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já foi acionado para avaliar os danos ambientais.
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais está mobilizado para atender a ocorrência. Imagens áereas feitas pela corporação são impressionantes e dão dimensão do estrago. Em um dos vídeos, feitos por trabalhadores da mineradora, ele diz que o rompimento aconteceu na hora do almoço e atingiu um restaurante, que estava cheio de pessoas. Não há informação quanto ao estado de saúde delas, se conseguiram escapar a tempo ou se foram atingidos pela lama.
Correio Braziliense