Durante evento que será realizado em Natal na próxima sexta-feira, 17 de junho, pelo Ministério das Comunicações, e que contará com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, a FUNASA/RN assinará a maior ordem de serviço da história do Rio Grande do Norte na área de construção de poços artesianos e dessalinizadores. Nesse ato simbólico constará o somatório dos investimentos federais disponibilizados nos últimos 12 meses para a FUNASA construir poços tubulares e dessalinizadores em todo o Estado.
Essa ação acontece no âmbito do programa federal A Força-Tarefa das Águas, no qual a FUNASA/RN é líder nacional em execução. Já foram construídos 572 poços, sendo 538 deles apenas nos últimos cinco meses, quantia maior do que a Fundação já havia realizado em solo potiguar nos últimos 32 anos. As obras já alcançaram 102 municípios do estado. Nesse período, também foram construídos 14 dessalinizadores.
Ao todo serão 1.873 poços e 197 dessalinizadores construídos apenas no ano de 2022, com investimento do Governo Federal na ordem de 92 milhões de reais, oriundos de recursos de programação conquistados pelo ministro Fábio Faria e de emendas parlamentares de autoria dos deputados federais João Maia, General Girão e Carla Dickson. Serão beneficiados 166 dos 167 municípios (apenas Natal não tem área rural) e até 90 mil famílias (14% da população do Estado), no maior programa de construção de poços artesianos da história do RN.