SELO BLOG FM (4)

Bolsonaro anuncia que MP que abre setor aéreo brasileiro, aprovada na Câmara, pode ser votada hoje no Senado

Reprodução\Twitter

Abertura do setor aéreo ao capital estrangeiro, MP 863, aprovada nessa ter-feira na Câmara, poderá ser votada ainda hoje no Senado, de acordo com informações publicadas através do Twitter oficial de Jair Bolsonaro. “Na prática aumentam os trechos disponíveis, a competitividade, melhoram os serviços e caem os preços”, tuitou o presidente.

Explicação da Ementa

Revoga exigências previstas no Código Brasileiro de Aeronáutica para concessão de serviços aéreos públicos, dentre as quais destacam-se:

(a) que 80% do capital com direito a voto seja pertencente a brasileiros;

(b) que a direção seja confiada exclusivamente a brasileiros;

(c) que as ações com direito a voto sejam nominativas na hipótese em que a empresa for constituída sob a forma de sociedade anônima;

(d) que os atos constitutivos e modificações dependam de prévia autorização da autoridade aeronáutica.

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A medida foi aprovada na noite dessa terça-feira no Plenário da Câmara. Ao ser analisada em comissão mista, o relator da proposta, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), incluiu no texto o fim da cobrança por bagagem despachada e a exigência de que empresas estrangeiras sejam obrigadas a operar rotas regionais. Para as linhas domésticas, a franquia de bagagem por passageiro será de 23 kg nas aeronaves acima de 31 assentos. Enquanto as linhas internacionais, funcionará pelo sistema de peça ou peso, seguindo a regulamentação específica.

Com informações: Congresso Nacional

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui