SELO BLOG FM (4)

Boletim da Balneabilidade aponta todos os 33 trechos próprios para banho

FOTO: DANNY NUNES

O Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte, emitido nesta sexta-feira 4, informa que, os 33 trechos analisados pelo Programa Água Azul estão próprios para banho. Foram coletadas e classificadas amostras de água em pontos distribuídos na faixa costeira dos municípios de Extremoz, Natal, Parnamirim e Nísia Floresta.

A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas. A classificação tem por base as normas estabelecidas na Resolução n.º 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN).

A praia de Areia Preta apresentou melhora nos padrões de balneabilidade pela quarta semana consecutiva. Os dados são dos boletins do Programa Água Azul, divulgados semanalmente pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

A melhora na balneabilidade aconteceu após a intensificação do trabalho de fiscalização nos imóveis ao longo da Avenida Governador Sílvio Pedroza, iniciada em junho. A ação é conjunta de órgãos da Prefeitura do Natal e do Governo do Estado.

Infratores que estavam despejando efluentes diretamente para a praia, inclusive um condomínio, um motel e um restaurante, foram autuados. Além disso, um trabalho de limpeza do sistema de esgotamento sanitário vem sendo realizado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Antes das vistorias, os níveis de coliformes fecais chegaram a 9.200 NMP/100 mL (NMP é a sigla para número mais provável). Após as medidas implementadas, o índice oscilou nos boletins seguintes para 70, depois 111, depois 690 e, por último, no boletim divulgado no sábado 3, para 50 NMP/100 mL.

Para que uma praia seja considerada própria para banho, os níveis de coliformes termotolerantes devem permanecer abaixo de 1.000 NMP/100 mL de água durante cinco semanas consecutivas.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui