SELO BLOG FM (4)

Bloco das Kengas realiza grande desfile no domingo de carnaval com show de Fafá de Belém

FOTO: REPRODUÇÃO

O irreverente Bloco das Kengas realiza seu tradicional desfile no próximo domingo (11) com show de uma das principais cantoras da Música Popular Brasileira, a Fafá de Belém. A concentração começa a partir das 15h no Bardallo’s Comida & Arte com muito frevo com a  Orquestra do Papão.

Criado em 1983 por um grupo de amigos, o Bloco das Kengas teve seu início em frente à Broadway, uma boate gay pioneira na cidade, localizada na Rua Felipe Camarão. Vestidos  de forma extravagente e acompanhados por uma banda, o grupo desfilava pela rua Vigário Bartolomeu, atraindo uma multidão e causando um grande impacto na imprensa local.Quarenta e um anos depois, o bloco continua fazendo história, sendo um espaço de expressões artísticas e acolhimento para todas as pessoas.

“O domingo das Kengas é uma emoção por si só. Há mais de 40 anos, transmitimos nossa mensagem de alegria, purpurina e respeito pelas ruas, e convidamos a todos para celebrar essa história nos ensaios do Esquenta Kengas”, convida o carnavalesco Lula Belmont, criador do bloco.

Lula Belmont destaca a alegria de celebrar mais um carnaval: “É uma imensa satisfação festejar novamente. Estamos chegando com o bloco arrasando mais um ano, desta vez com o tema ‘Kenga’s Queen’. Vamos nos fantasiar e mostrar nossa rainha, incentiva o carnavalesco.

A partir das 15h o público pode chegar no Bardallo’s Comida & Arte para a concentração com Orquestra do Papão. Os foliões vão sair pelas ruas da Cidade Alta até o palco do Centro Histórico espalhando alegria e purpurina. Às 16h30 a cantora e compositora potiguar Valéria Oliveira fará um animado show com seu projeto Roda Cores do nosso Samba.

Na sequência às 18h acontece o Desfile das Kengas e o show de Juliana Linhares.  A noite encerra com show da renomada cantora e compositora luso-brasileira  Fafá de Belém que será agraciada com o título de Madrinha das Kengas. Ao final, a Orquestra do Papão anima a multidão.

O Bloco das Kengas conta com apoio da Prefeitura do Natal, Carnaval em Natal, La Vedette Deluxe, Bardallo’s Comida & Arte, Devassa Puro Malte, SINSP/RN, Pitú e Calígula – Pizzaria e Restaurante. Mais informações através do perfil no Instagram: @kengas_natalrn ou pelo telefone 988263889.

Fafá de Belém

Nascida Maria de Fátima Palha de Figueiredo, em Belém, Fafá de Belém é uma cantora, compositora e atriz brasileira. Fafá ganhou reconhecimento nacional quando, em 1975, a música “Filho da Bahia”, cantada por ela, foi introduzida na trilha sonora da telenovela Gabriela. A cantora completou, em 2020, 45 anos de carreira com mais de 15 milhões de álbuns vendidos, entre o Brasil e Portugal. Já gravou mais de 30 álbuns, entre CDs, DVDs e EPs, além de participações em coletâneas de sucesso e outros artistas. A cantora é também embaixadora da Unicef, região amazônica, por ações e serviços prestados à causa infantil e adolescente. Contra a exploração e prostituição de crianças.

Intérprete que já recebeu as maiores honrarias e premiações relacionadas ao mundo artístico de seu país, ela recebeu os troféus de “Melhor cantora” e “Melhor Álbum”, categoria popular, ano 2016, do Prêmio da Música Brasileira. Em 2018 foi novamente indicada, categoria Melhor DVD. Também não faltam premiações internacionais a Fafá de Belém. Uma das mais importantes foi o recebimento da “Medalha do Turismo”, em 2011, honraria concedida pelo governo português.

Suas canções extrapolaram fronteiras. Algumas delas, como “Vermelho”, por exemplo, virou uma espécie de hino para a torcida do Benfica, em Portugal. E também é cantada, nos estádios de futebol, por torcedores de clubes brasileiros como o Internacional de Porto Alegre. Fafá é também a única artista brasileira a gravar um álbum de fados produzido com o “aval” de Amália Rodrigues pelo produtor da famosa cantora portuguesa.

Em 2024, Fafá é tema do samba-enredo da tradicional escola de samba Império de Casa Verde no Carnaval de São Paulo. O enredo da Império de Casa Verde para o Carnaval 2024, com desenvolvimento do carnavalesco Leandro Barboza e pesquisa do enredista de Tiago Freitas, exaltará a cantora por meio de aspectos de sua vida e carreira que se relacionam misticamente com a ‘amazonidade’ das tradições, festejos culturais e religiosos dos povos originários e ribeirinhos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui