Foi por amor ao carnaval que um grupo de amigos se reuniu e colocou o bloco das Kengas na rua pela primeira vez. Era 1983, o carnaval de Natal estava se fortalecendo e inúmeros blocos surgiam inspirados pelo sucesso da BandaGália. Quarenta anos depois, o bloco segue fazendo história, sendo um espaço de expressões artísticas e acolhimento para todas as pessoas.
“Ser kenga no sentido folia é gostar da vida colorida com música e igualdade social, brilho e prazer de ser feliz”, assim define o carnavalesco Lula Belmont criador do bloco.
“Há 40 anos damos o nosso recado levando muita alegria, purpurina e respeito para as ruas, e convidamos todas as pessoas para celebrar essa história no tradicional Desfile das Kengas ”, convida Lula Belmont.
História do bloco
A primeira aparição das Kengas aconteceu em 1983 em frente à Broadway, uma boate gay pioneira na cidade, localizada na Rua Felipe Camarão. “Reunimos os amigos que anualmente iam para Salvador, para montar nosso próprio bloco. O palco era a própria rua, abríamos a roda e o desfile acontecia no chão mesmo, com uma charanga de 10 músicos que faziam animação do festejo. A rua ficou tomada de gente. O auê foi tão grande, que chegou a ganhar repercussão na imprensa”, conta Lula.
“O domingo das Kengas é uma emoção por si só. Natal teve uma fase em que o carnaval era muito fraco, mas estávamos lá para dar o nosso recado. Manter, há 40 anos, esta história, com a força que tem, é um luxo só. Às vezes bate até uma saudade da época que tinha pouca gente, porque a gente podia abraçar todo mundo, hoje nem dá, a multidão é muito grande, vem gente de todos os lugares”, descreve.
As Kengas já brilharam em diversos lugares da cidade, como o Centro de Turismo, Clube do América, Assen, boate Vogue, rua Chile e até no Solar Bela Vista, levando sempre muita irreverência.
Anualmente a agremiação coroa madrinhas que são símbolo de alegria e irreverência como: Zezé Motta, Elke Maravilha, Preta Gil, Cissa Guimarães, Mart’nália, Tânia Alves, Monique Evans, Maria Alcina, entre outras. Esse ano a cantora potiguar Analuh Soares será coroada Madrinha dos Artistas.
Desfile das Kengas
A folia das Kengas começa logo cedo a partir das 14h com concentração no Bardallo’s e Orquestra de Frevo. Logo mais às 16h as foliãs saem em cortejo pelas ruas do Centro Histórico até chegar ao palco em frente a Pinacoteca de Natal.
A festa segue com show de Ju Santos e Dj La Promo.
A partir das 18h acontece o Desfile da Escolha das Kengas 2023 com apresentação das drags Jarita Night and Day e Divina Shakira. Às 20h acontece o show do pernambucano Johnny Hooker. Na oportunidade o pernambucano deve cantar músicas consagradas como: Estandarte, Desbunde Geral e Corpo Fechado. O artista receberá a faixa de Padrinho das Kengas. Para encerrar o festejo, a Orquestra do Papão anima o público às 22h