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Black Friday: FecomércioRN espera alta nas vendas e faturamento de quase R$ 1 bi

FOTO: JOSÉ ALDENIR

A Black Friday 2025 deve movimentar recursos na ordem de R$ 947,4 milhões em todo o Estado. Esta é a estimativa revelada pela Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN). A pesquisa – desenvolvida e realizada pelo Instituto Fecomércio RN (IFC) – destaca, ainda, que as vendas em Natal deverão registrar crescimento de 2,4% e uma elevação de 3,4% em Mossoró.

Outro detalhe da pesquisa é um recado direto dos consumidores, que estão ávidos por descontos vantajosos. Essa confiança tem um motivo: a Black Friday superou o Dia das Mães e se tornou a segunda data mais importante para o comércio, perdendo apenas para o período natalino. A pesquisa do IFC aponta que o consumidor potiguar se acostumou com a Black Friday e, por isso, ele se prepara e faz planejamentos para antecipar as compras das festas de fim de ano.

Dos R$ 947,4 milhões de faturamento esperados pela Fecomércio RN para a Black Friday 2025 – o que representa uma alavancagem de 2,8% nas vendas quando compradas ao ano anterior – R$ 340,7 milhões serão provenientes da capital potiguar, com elevação nas vendas na ordem de 2,4%, além de R$ 75,9 milhões advindos do município de Mossoró, o segundo município mais importante do Estado e que, neste caso, vai proporcionar – este ano – uma elevação de 3,4% nas vendas.

Natal e Mossoró juntos farão circular R$ 416,6 milhões na economia potiguar. Os outros R$ 530,8 milhões virão dos demais municípios potiguares. Pela pesquisa do IFC, em Natal, 63,1% dos consumidores afirmam que pretendem aproveitar as promoções – o quarto ano seguido de alta na intenção de compra.

O destaque fica para os eletrodomésticos (33,9%), seguidos de roupas (24,5%) e eletrônicos (19%).

O levantamento mostra, ainda, uma mudança no comportamento financeiro: 47,8% dos natalenses devem pagar à vista, o maior percentual da série histórica. Já metade dos entrevistados (50,6%) pretende antecipar as compras para a semana anterior ao evento, consolidando a tendência de planejamento.

Apesar do otimismo, o levantamento aponta desafios: o crédito mais restritivo e a sensibilidade do consumidor ao preço seguem exigindo transparência e descontos reais do varejo. Ou seja, se por um lado, o varejo potiguar entra na Black Friday com vento a favor, as lojas precisarão unir estratégia e credibilidade para transformar intenção em resultado.

O cenário mossoroense também é positivo, com 52,9% dos consumidores dispostos a comprar – alta em relação ao ano passado. As roupas lideram as preferências (34%), seguidas dos eletrodomésticos (27,2%) e dos eletrônicos (18,9%). A pesquisa mostra a força do comércio de rua (42,1%) e do parcelamento, que será o caminho escolhido por 69,4% dos consumidores.

Ainda segundo o levantamento do IFC, as duas maiores cidades do Estado mostram comportamentos distintos, mas complementares. “Natal pede o combo de preço à vista e entrega rápida, enquanto Mossoró recompensa o bom parcelamento e a presença forte do comércio local, sem abrir mão do digital”, explica o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Agora RN

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