SELO BLOG FM (4)

Biólogos fazem apelo para proteção de tartarugas nas praias urbanas de Natal

FOTO: REPRODUÇÃO

Biólogos do Projeto Tartarugas ao Mar estão monitorando as desovas no litoral do Rio Grande do Norte. De acordo com os especialistas, a maior preocupação é com a proteção dos animais que estão desovando atipicamente em praias urbanas como Ponta Negra e Areia Preta. “O nosso litoral é o maior berçário do Atlântico Sul da tartaruga-de-pente, espécie ameaçada de extinção. Então precisamos da ajuda da população para ficarem alertas aos cuidados que precisam ter ao se depararem com os animais”, alertou o biólogo Lucas Gabriel, do Projeto Tartarugas ao Mar e presidente da Associação de Proteção e Conservação Ambiental de Cabo de São Roque.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra uma tartaruga saindo do mar na Praia de Areia Preta para fazer a desova e foi surpreendida por flashes de máquinas fotográficas, o que atrapalhou o processo. “A interrupção do momento acaba causando uma agressão ao animal e ele se sente ofendido e volta ao mar”, explicou o biólogo.

“Esse período, de dezembro a junho, é o período de desova das tartarugas. O que a gente recomenda para os banhistas é de quando se deparar com esses animais saindo para fazer a desova, não interrompam, não façam foto, para proteção desses animais”, alertou Lucas Gabriel.

A Ong Tartarugas ao Mar existe desde 2016 e já registrou mais de 1 mil ninhos ao longo do litoral.

Importante

A Ong Tartarugas ao Mar avisa que se alguém verificar a presença de tartarugas na praia, ligar para o (84)99859.0506. @apccabodesaoroque

Ponta Negra News

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui