A história do maior artilheiro da história do ABC virou livro. A biografia de Jorge Tavares de Morais, o Jorginho, foi escrita pelo jornalista Rodrigo Ferreira e pelo pesquisador e historiador Jorge Tavares Filho. O lançamento é nesta quinta-feira, a partir das 17h30, na Sede da Associação de Funcionários da UFRN (Afurn), localizada no Conjunto Mirassol, em Natal.
– A importância de Jorginho virar livro vem da necessidade de resgatar a trajetória de um dos maiores ídolos da história do futebol do Rio Grande do Norte, quase esquecido, mesmo sendo expoente da sua época, entre 1946 e 1965, detentor de números impressionantes, não só no ABC, como também na seleção do estado. A ideia é deixar o seu legado nas prateleiras da memória, para as futuras gerações – contou Jorge Tavares Filho.
Publicado pela Editora Primeiro Lugar, “Jorginho Tavares: o Professor de Bola” passeia por vários momentos da carreira do ex-atacante, falecido em 1998, que marcou 219 gols com a camisa do ABC. Em ordem cronológica, os autores exploram os fatos mais marcantes do “Pequeno Gigante”.
– Buscamos resgatar a vida e, principalmente, a carreira de Jorginho. Falamos desde a Mossoró de seu nascimento, passando pelo início no futebol com as peladas de bairro, carreira profissional, vida pós-futebol e encerramos com as várias homenagens que foram prestadas ao craque em vida e após o seu falecimento. É um resgate histórico e que ficará para a posteridade. Pela representatividade que teve no futebol, Jorginho merece – comentou Rodrigo Ferreira.
GE