Uma boa maneira de se captar os assuntos que foram importantes no ano é olhar para as estatísticas do Google no Brasil. Os dados, divulgados nesta quarta-feira pela companhia, mostram que o brasileiro continua interessado pelos reality shows, tanto que o programa da TV Globo “Big Brother Brasil” foi o tema mais buscado no ano, seguido por “Tabela do Brasileirão” e “Enem”.
A lista dos dez assuntos mais buscados segue com o jornalista “Marcelo Rezende”, morto em setembro deste ano em decorrência do câncer; e o filme “O Chamado”, que teve a terceira parte lançado no início do ano. Na sexta posição está “FGTS”, pois o governo liberou em julho o saque das contas inativas; e em sétimo está “Sisu”, o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação.
Na oitava posição está o “Furacão Irma”, que devastou países do Caribe e o sul da costa leste americana. A música do ano, “Despacito”, aparece na nona posição, seguida pelo reality show da TV Record, “A Fazenda”.
O Google também divulgou algumas listas temáticas. Em buscas por “como fazer?”, o líder foi “Como fazer ovo de Páscoa?”, seguido por “Como fazer jejum intermitente?” e “Como fazer crepioca?”. Aparecem na lista algumas coisas curiosas, como o alimento funcional “kefir”, a massa de brincar “slime” e o “fidget spinner”, a moda do ano nas escolas brasileiras.
Na lista “O que é?” o termo mais buscado foi o “pangolim”, animal que se tornou símbolo da luta contra a caça por ser o mais traficado no mundo. O aplicativo “Sarahah” apareceu na segunda posição, seguido pela sigla “TBT”, de “Throw Back Thursday”, usado nas redes sociais nas quintas-feiras, em publicações que remetem a uma lembrança do passado.
As maiores dúvidas dos brasileiros também foram compiladas pelo Google, e, no país do futebol, a principal pergunta feita ao buscador foi “Por que o Brasil não está na Copa das Confederações?”. A ausência aconteceu porque o Brasil não ganhou a última Copa do Mundo, nem a última Copa América. A segunda pergunta mais procurada foi “Por que Zeca vai ser preso?”, sobre a novela “A força do querer”; seguida pelo questionamento sobre o motivo do apresentador Evaristo Costa ter deixado o Jornal Hoje.
Entre os acontecimentos, o mais buscado foi o “Brasileirão”, seguido pelo “Furacão Irma” e a “Copa do Brasil”. A crise nuclear da “Coreia do Norte” também chamou a atenção dos brasileiros, assim como o festival “Rock in Rio”, que ocupou a quinta posição. Completam a lista a “Copa das Confederações”, o “Carnaval”, a “Copa Libertadores”, o “Oscar” e a “Copa São Paulo de Futebol Júnior”.
Entre as personalidade, o jornalista “William Waack” liderou a lista. Ele foi afastado do Jornal da Globo após o vazamento de um vídeo onde ele faz um comentário racista. O ator “José Mayer”, envolvido num escândalo de assédio sexual no início do ano, aparece em segundo lugar, seguido pelo youtuber “Léo Stronda”, que teve uma foto íntima vazada no início do ano. O ator “Fábio Assunção” apareceu na quarta posição, seguido pela cantora “Pabllo Vittar”.
A perda do jornalista “Marcelo Rezende” foi a mais sentida pelos brasileiros, segundo as buscas no Google, seguida pela da atriz “Márcia Cabrita” e a do vocalista do Linkin Park, Chester Bennington. A morte do ministro do Supremo Tribunal Federal “Teori Zavascki“, que cuidava dos processos da Lava Jato, ficou na quarta posição, seguida pelo suicídio do cantor “Chris Cornell“.
O filme mais buscado pelos internautas brasileiros foi “It: A Coisa”, seguido por “Velozes e Furiosos 8” e “Liga a Justiça”. “Logan” e “Mulher-Maravilha” seguem na quarta e quinta posição, respectivamente. O programa mais procurado foi “Big Brother Brasil”, seguido por “A Fazenda” e a novela “A Força do Querer”. A série do Netflix “13 Reasons Why” aparece na quarta posição, seguida pela novela “A Lei do Amor”.
Entre as músicas, o destaque foi “Despacito”, hit do cantor porto-riquenho Luis Fonsi; seguida por “Deu Onda”, do MC G15; e “Trem-Bala”, de Ana Vilela. Na lista de times de futebol mais buscados, o “Flamengo” lidera, seguido por “Corinthians”, “Palmeiras”, “São Paulo” e ‘Grêmio”. Sobre tecnologia, o “iPhone 8”, lançado este ano pela Apple aparece no topo, na frente do aplicativo “Sarahah” e do “iPhone X”.
Com informações de O Globo