Seis autuações foram registradas pelas equipes de fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) entre os dias que antecedem a festa de fim de ano, com objetivo de garantir a organização dos trabalhadores na orla de Ponta Negra. Durante as ações de fiscalização entre a quinta-feira (26) e domingo (29), foram aplicadas duas multas graves por descumprimento.
Dois bares foram autuados com multa grave por insistir em permanecer no calçadão, o que não é permitido. Outras quatro multas foram aplicadas a ambulantes que faziam ponto fixo no calçadão com carrinhos de bebidas e lanches, no trecho da área do evento, inviabilizando a livre circulação da população, que também não é permitido.
O supervisor de fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, esclareceu que todas essas orientações foram dadas pela secretaria junto a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) aos trabalhadores, de que não seria permitida a ocupação do calçadão, no trecho da área do evento.
Segundo Leonardo, desde quinta-feira (26) está sendo feito um esforço em colocar equipes de fiscais e auxiliares trabalhando de dois a três turnos por dia, para garantir que o espaço preparado e organizado para o evento pela Prefeitura de Natal esteja estruturado e disponível para o público.
“Estamos trabalhando diariamente para que o calçadão esteja desobstruído, que o comércio informal e ambulantes estacionários esteja definido dentro do layout do evento e garantir que as vias de acesso estejam desimpedidas para livre circulação da população”, disse o supervisor.
Tribuna do Norte