
Os casos recentes de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas têm gerado preocupação em todo o país e mobilizado também o setor de bares e restaurantes em Natal. Nesta quarta-feira (1º), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) promoveu uma reunião no Rio Grande do Norte para discutir medidas de orientação e prevenção.
No comunicado nacional, a entidade anunciou um treinamento com certificação para associados em todo o Brasil. O objetivo é repassar informações sobre como identificar rótulos adulterados, a importância de adquirir produtos apenas de canais oficiais e as medidas a serem adotadas em caso de suspeita.
Estabelecimentos de Natal se posicionam
Alguns bares e restaurantes da capital potiguar já se manifestaram nas redes sociais, reforçando a segurança das bebidas que oferecem ao público.
A Cervejaria Black Sheep declarou que todas as bebidas comercializadas no local são adquiridas de distribuidores certificados. “Prezamos pela qualidade dos nossos produtos, a boa experiência em nosso estabelecimento e a confiança dos nossos clientes”, publicou a empresa.
Já o Real Botequim afirmou que trabalha exclusivamente com fabricantes oficiais ou distribuidores autorizados, sempre com nota fiscal e procedência garantida. “Mantemos padrões rigorosos de armazenamento e controle, garantindo que cada bebida servida por aqui seja segura”, destacou o estabelecimento.
Situação no Brasil
Segundo o Ministério da Saúde, até esta quinta-feira (2) foram registradas 43 notificações suspeitas de intoxicação por metanol no país. A maioria ocorreu em São Paulo (39 casos, sendo dez confirmados), além de quatro em Pernambuco. Uma morte já foi confirmada e outros sete óbitos seguem em investigação.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a situação é inédita no país. “Estamos diante de uma situação anormal e diferente de tudo o que consta na nossa série histórica em relação à intoxicação por metanol no Brasil”, declarou.
Para acompanhar os casos, o governo federal instalou uma Sala de Situação extraordinária, reunindo equipes técnicas dos ministérios da Saúde, Justiça, Agricultura e Pecuária, além da Anvisa e das secretarias de Saúde estaduais e municipais.
Atenção redobrada
O metanol é altamente tóxico e pode causar sintomas como dor abdominal, falta de ar, visão turva, confusão mental e até cegueira. O Ministério da Saúde orienta que a população esteja atenta à procedência das bebidas e denuncie suspeitas às autoridades.
Agora RN
