SELO BLOG FM (4)

“Band Cidades Excelentes”: Macau é a número um do RN em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública

FOTO: DIVULGAÇÃO

A cidade de Macau está entre os municípios potiguares que mais se destacaram na cerimônia de entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes, promovida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, na noite desta segunda-feira (07), no auditório da Fiern em Natal.

Por excelência na gestão pública, o município de Macau venceu no pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública no grupo de cidades com população entre 30 e 100 mil habitantes. O prefeito José Antônio de Menezes recebeu o prêmio das mãos de João Soares, diretor superintendente da Band RN.

Além do prefeito, a primeira-dama Terezinha Menezes e o vice-prefeito Rodrigo Aladim também prestigiaram a solenidade. Em entrevista à imprensa, o Prefeito Dr. José Antônio falou da sua felicidade em resgatar o protagonismo do município. “Macau avança e esse reconhecimento vem com os indicadores socioeconômicos que levaram a cidade a conquistar essa premiação”, disse.

Prêmio

A premiação, realizada pela segunda vez neste ano, reconhece e incentiva propostas de gestão pública que procurem melhorar a qualidade de vida nos municípios. As cidades são premiadas em seis categorias: geral, eficiência fiscal, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e desenvolvimento socioeconômico.

Em cada categoria foram premiados três municípios, divididos segundo seu tamanho: até 30 mil habitantes, 30 mil a 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.  Macau agora segue para a etapa nacional, que ocorrerá em Brasília, com os finalistas dos demais estados.

Para indicar os finalistas, o Instituto Aquila avaliou os 5.570 municípios brasileiros com indicadores específicos em cada categoria. No pilar desenvolvimento socioeconômico, em que Macau foi o grande vencedor, foram considerados indicadores como PIB per capita, Índice GINI da renda domiciliar per capita, número de jovens com 25 anos ou mais que completaram o ensino médio e superior, porcentagem de pobres entre os habitantes, população economicamente ativa empregada e taxa de mortes no trânsito e de homicídios.

A premiação leva em consideração 62 indicadores e 6 pilares. O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país.

A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final. Ao todo, 32 municípios foram finalistas do 2º prêmio “Band Cidades Excelentes”.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui