O Banco do Brasil anunciou nesta segunda-feira (21) que irá fechar 402 agências em todo o país nos próximos 12 meses, como parte de seu plano de reestruturação. Para os clientes das agências que terão suas atividades encerradas, a migração para uma agência mais próxima será automática: não é necessário realizar qualquer procedimento, de acordo com o banco.
Em um primeiro momento, o cliente poderá continuar usando cartões com o número da antiga agência, bem como informar o número ao acessar o internet banking. A mudança para o novo número será gradativa, e informada pelo banco em seus canais de atendimento.
A única mudança será a de que os clientes migrados terão um novo gerente. Mas cada cliente continuará a ser atendido por um gerente na nova agência, afirma o banco, em posicionamento.
Clientes com perfil digital terão atendimento especializado
Clientes que utilizam com maior frequência os serviços digitais poderão ser migrados para agências digitais do banco, que têm horário estendido de atendimento (das 8h às 20h), majoritariamente remoto. Caso precisem de atendimento presencial, os clientes dessas agências podem agendar uma conversa com o gerente, mas não têm um ponto fixo para utilizar serviços.
O banco, aliás, pretende ampliar agências e escritórios digitais de 245 para 500 até o final de 2017. Parte dos clientes que serão migrados das agências tradicionais que serão encerradas, portanto, serão absorvidos pelo novo modelo. Hoje, 40% das transações realizadas no banco são feitas via celular, e 27% pela internet.
Qualidade do atendimento será mantida
O Banco do Brasil afirma que o fechamento das agências não afetará a qualidade de atendimento da sua rede bancária.
Com o crescimento das transações online, o banco não acredita que as agências ficarão mais cheias. No entanto, para evitar um eventual maior tempo de espera, o banco afirma ter redistribuído serviços administrativos de forma que seus funcionários dediquem um tempo maior para atender o cliente de forma presencial nas agências.
O banco também relançou neste mês, com mais funcionalidades o aplicativo Conta Fácil, que permite abrir uma conta no banco pela internet. Segundo o banco, a ferramenta deve desafogar as agências, que realizam frequentemente o serviço, já que ele costumava ser mais burocrático e exigir a presença do cliente no banco.
A maior parte das agências que serão encerradas pelo Banco do Brasil estão localizadas em São Paulo e Santa Catarina. Nos dois estados o BB tinha agências que foram incorporadas à sua rede após fusões com outras instituições financeiras. “Verificamos que haviam agências muito próximas”, esclarece o banco.
Clientes de postos de atendimento bancário
No caso das 379 agências que serão transformadas em postos avançados de atendimento, os clientes não serão migrados e continuarão a ter todos os serviços oferecidos por uma agência. As mudanças, nesse caso, acontecem apenas em processos internos do banco, já que os postos de atendimento bancário têm uma estrutura mais enxuta.
Exame