Os bancários da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte decidiram, em assembleia realizada nesta sexta-feira 13, encerrar a greve iniciada no início da semana. A categoria retornará ao trabalho na próxima segunda-feira 16, após aprovação da maioria dos presentes.
A paralisação, que começou na última segunda-feira 9, envolveu trabalhadores das agências da Caixa e do Banco do Brasil no estado, em resposta à rejeição das propostas da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A categoria considerou insuficiente o reajuste salarial e as outras condições oferecidas pela Fenaban, após assembleias realizadas em várias regiões do país.
Entre as propostas apresentadas, estava um reajuste salarial de 4,64% para 2024, com aumento real de 0,7%, além de reajuste de 15% nos pisos salariais. Para 2025, foi oferecido um aumento real de 0,6% acima da inflação. A Fenaban também propôs 3.000 vagas de formação para mulheres em TI e um reajuste de 8% na verba de requalificação, que totalizaria R$ 2.285,00.
Para os trabalhadores da Caixa Econômica Federal, as propostas incluíam flexibilidade na jornada de trabalho para acompanhamento de filhos, a possibilidade de mães cederem parte da licença-maternidade ao pai, a retomada de funções com jornada de 6 horas e a contratação de até 500 novos empregados.
A página do Sindicato dos Bancários divulgaram nesta sexta-feira 14 que aprovaram o fim da paralisação, no entanto não divulgaram mais detalhes sobre as cláusulas aprovadas em acordo.