Um grupo com 12 baleias jubarte foi flagrado neste domingo (20) no litoral do Rio Grande do Norte, próximo à praia de Tabatinga, em Nísia Floresta, na Grande Natal. Eram cinco animais adultos e cinco filhotes, segundo pesquisadores ligados ao Projeto Mamíferos Marinhos do RN (Prommarn).
De acordo com o professor Lídio Nascimento, que fotografou o grupo e pesquisa as baleias Jubarte desde 2010, os animais vêm ao litoral brasileiro entre os meses de julho a novembro para reprodução e acasalamento.
Segundo o pesquisador, os animais estão aparecendo com maior frequência no litoral potiguar, desde a proibição da caça de Jubartes no Brasil, no final dos anos 1980.
Com a preservação dos animais, desde então, as baleias foram se reproduzindo e voltando a ocupar espaços que, segundo ele, tinham deixado de ser frequentados. Atualmente, é possível vê-las em todo o litoral brasileiro. Para o pesquisador, um sinal do aumento da população das baleias é a quantidade de filhotes registrada neste domingo (20).
“Além de estarem em maior número, os animais estão vindo mais cedo. As baleias adiantaram em um mês a vinda para o nosso litoral. Antes chegavam entre julho e agosto e agora já estão por aqui entre junho e julho” afirma.
G1RN