SELO BLOG FM (4)

Bairro da zona Norte concentra quase 20% das mortes por covid-19 em Natal

FOTO: CANINDÉ SOARES

Quase 20% das mortes registradas por covid-19 em Natal estão concentradas em apenas um bairro: o Igapó, na zona Norte de Natal. Mais precisamente, o número é de 19,12% dos 2.473 óbitos provocados pela doença na capital potiguar, de acordo com os dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN).

Com o número elevado, o Igapó, que é a porta de entrada na zona Norte de Natal para quem sai das demais regiões da cidade pela Ponte Velha ou Ponte de Igapó, é de longe o bairro com mais falecimentos pela doença. Além disso, o bairro é ainda o mais letal, com taxa de 19,33%.

O segundo colocado no ranking é o Potengi, também na zona Norte, com 7,23% das mortes. A zona Norte da capital, maior região administrativa, também tem o terceiro lugar na triste lista. O posto é ocupado pelo Pajuçara, com 6,32%. A região ainda tem o quinto lugar, com o Lagoa Azul, que tem 5,06% das mortes de Natal.

Dessa forma, quatro dos sete bairros que compõem a zona Norte de Natal estão nos cinco primeiros lugares no quesito mortes por covid-19. O quarto posto vai para a zona Oeste, no bairro de Felipe Camarão, com 5,21%.

Em relação aos casos confirmados, Igapó aparece apenas na 16ª colocação, com a confirmação de 3,33% dos casos confirmados em Natal. A capital tem, segundo o Lais/UFRN, 72.613 casos confirmados da doença. Apesar disso, a zona Norte não sai do topo. Potengi, com 7,43%, e Pajuçara, com 7,26%, são os que registram mais casos. Lagoa Azul, com 6,89%; Lagoa Azul, com 5,67%; e Tirol, com 4,87%, fecham o “Top 5” de casos confirmados na cidade.

Por outro lado, Natal tem bairros com baixos índices, mas que podem ser favorecidos pela baixa taxa populacional. A Ribeira, por exemplo, que possui uma população inferior a outros bairros, teve apenas 0,56% dos casos confirmados na cidade e 0,10% dos óbitos. Em Salinas, que fica na zona Norte, à margem do Rio Potengi, foram apenas 0,12% dos casos e 0,15% das mortes, mas o bairro é composto basicamente por manguezais, conforme mapa da Prefeitura de Natal.

Portal da Tropical

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui