Quase 20% das mortes registradas por covid-19 em Natal estão concentradas em apenas um bairro: o Igapó, na zona Norte de Natal. Mais precisamente, o número é de 19,12% dos 2.473 óbitos provocados pela doença na capital potiguar, de acordo com os dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN).
Com o número elevado, o Igapó, que é a porta de entrada na zona Norte de Natal para quem sai das demais regiões da cidade pela Ponte Velha ou Ponte de Igapó, é de longe o bairro com mais falecimentos pela doença. Além disso, o bairro é ainda o mais letal, com taxa de 19,33%.
O segundo colocado no ranking é o Potengi, também na zona Norte, com 7,23% das mortes. A zona Norte da capital, maior região administrativa, também tem o terceiro lugar na triste lista. O posto é ocupado pelo Pajuçara, com 6,32%. A região ainda tem o quinto lugar, com o Lagoa Azul, que tem 5,06% das mortes de Natal.
Dessa forma, quatro dos sete bairros que compõem a zona Norte de Natal estão nos cinco primeiros lugares no quesito mortes por covid-19. O quarto posto vai para a zona Oeste, no bairro de Felipe Camarão, com 5,21%.
Em relação aos casos confirmados, Igapó aparece apenas na 16ª colocação, com a confirmação de 3,33% dos casos confirmados em Natal. A capital tem, segundo o Lais/UFRN, 72.613 casos confirmados da doença. Apesar disso, a zona Norte não sai do topo. Potengi, com 7,43%, e Pajuçara, com 7,26%, são os que registram mais casos. Lagoa Azul, com 6,89%; Lagoa Azul, com 5,67%; e Tirol, com 4,87%, fecham o “Top 5” de casos confirmados na cidade.
Por outro lado, Natal tem bairros com baixos índices, mas que podem ser favorecidos pela baixa taxa populacional. A Ribeira, por exemplo, que possui uma população inferior a outros bairros, teve apenas 0,56% dos casos confirmados na cidade e 0,10% dos óbitos. Em Salinas, que fica na zona Norte, à margem do Rio Potengi, foram apenas 0,12% dos casos e 0,15% das mortes, mas o bairro é composto basicamente por manguezais, conforme mapa da Prefeitura de Natal.
Portal da Tropical