As mudanças que a Prefeitura de Parnamirim pretende fazer no trânsito da Avenida Maria Lacerda Montenegro, em Nova Parnamirim, não dependem da municipalização da via, diferentemente do que havia sido divulgado inicialmente em um comunicado à imprensa.
De acordo com o secretário de Planejamento e Finanças da cidade, Giovani Rodrigues Júnior, as intervenções que estão sendo projetadas deverão ser realizadas com a via ainda sob gestão do Governo do Estado – por isso, a prefeitura precisa de autorização. Segundo ele, a transferência de administração da via do Estado para o Município, para que a prefeitura seja a responsável pelo trecho, só será discutida no futuro.
Em uma reunião na última segunda-feira (30) na Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN), os detalhes do projeto foram apresentados pelos técnicos da prefeitura. Durante o encontro, o deputado estadual Taveira Júnior (União Brasil) também pediu para que a via fosse municipalizada, mas isso não foi oficializado pela prefeitura.
Ficou decidido que as mudanças serão realizadas ainda com a via sob gestão do Estado. As intervenções no trânsito serão feitas em parceria da prefeitura com o governo. A SIN analisa o projeto para dar aval às alterações.
Segundo Giovani Júnior, a prefeitura tem interesse de que a via seja municipalizada, mas só depois de o Governo do Estado modernizar o sistema de drenagem e fazer um recapeamento asfáltico ao longo da avenida. Como isso não está no radar do Governo do Estado no momento, esse assunto só será levado adiante no futuro.
Giovani Rodrigues Júnior afirma que as sugestões de intervenções foram elogiadas pelo secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho, e pelos diretores Jonielson Pereira (Detran) e Natécia Nunes (DER). “Acredito que não teremos nenhuma objeção maior para a liberação dessa via”, enfatiza o secretário.
Entenda o que vai mudar na Maria Lacerda
O projeto da Prefeitura de Parnamirim prevê pelo menos quatro novas rotatórias ao longo da Avenida Maria Lacerda Montenegro.
A ideia da prefeitura é que as rotatórias sejam construídas nos seguintes trechos:
Cruzamento com a Rua Carmindo Quadros, na altura do supermercado Nordestão, eliminando semáforo no local;
Cruzamento com as ruas Ielmo Marinho e Candelária, próximo ao Boulevard Music Hal, eliminando semáforo no local;
Cruzamento com a Rua Frejó, próximo ao Shopping Reis Magos;
Em frente ao Assaí Atacadista;
Cruzamento com a Rua Sandoval Tavares Guerreiro, em frente ao Açaí do Pirata.
No caso do Nordestão, o secretário de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana de Parnamirim, coronel Marcondes Pinheiro, disse que o supermercado se comprometeu a ceder uma parte da calçada para a construção da rotatória.
Além das rotatórias, a prefeitura planeja mudar a temporização de semáforos existentes. Será o caso do semáforo localizado no cruzamento com a Avenida Olavo Lacerda Montenegro, na altura do Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe). O semáforo nesse trecho vai passar a ser de dois tempos, com o acesso livre para quem vem da Olavo Montenegro e quer converter à direita na Maria Lacerda.
“Tenho certeza que essa problemática, que está colapsada ali de congestionamento nos horários de pico, vai melhorar sensivelmente”, afirmou Marcondes.
Portal 98 FM
1 Comentário
Essas rotatórias vão é piorar o trânsito, pois, não vai suportar a quantidade de veículos, tentaram na Abel Cabral, próximo ao Mac esquina com a farmácia Drogasil e a Globo.