A Câmara de Natal realizou na manhã desta terça-feira (05) uma Audiência Pública da Frente Parlamentar do Trabalho, que discutiu a temática: “Petrobras no RN: cessão de direitos de exploração de campos terrestres de petróleo, e de alienação de ativos”. A audiência foi prestigiada por trabalhadores, movimentos sindicais, representantes de instituições públicas e a sociedade civil.
De acordo com o vereador George Câmara (PCdoB), propositor do debate, a audiência fez uma discussão pela ótica dos trabalhadores da Petrobrás, do movimento sindical e dos técnicos sobre a situação da empresa de petróleo e gás natural e seus derivados no Estado. ” Uns dos assuntos que debatemos foi o fechamento de cerca de 50 poços aqui no estado, isso gera impacto negativo até porque nós sabemos do papel da Petrobras para o RN”.
Hoje, no RN, são mais de 80 campos de produção, considerando a produção da Bacia Potiguar que acumulou em 43 anos cerca de 1 bilhão de barris de petróleo, em lavamento feito até janeiro deste ano. O processo de venda de ativos e o processo de cessão significa 25% da produção de petróleo.
Durante a audiência foram apresentados dados referentes ao trabalho da Petrobrás no RN. Também foi debatido as medidas comunicadas pela empresa como o encerramento de atividades e o impacto significativo para a economia local. Será entregue ao Governo do Estado uma moção sobre a luta que visa impedir o fechamento dos poços e a alienação dos campos terrestres.