A Câmara Municipal de Natal debateu nesta manhã (19) a importância da ampliação do número de creches para acolher crianças na educação infantil. A audiência foi proposta pela vereadora Eleika Bezerra (PSL/Livres) e reuniu educadores, estudantes e representantes da Secretaria Municipal de Educação, Fórum Municipal de Educação, Defensoria Pública, Vara da Infância e da Juventude e Sindicato dos Trabalhadores da Educação (SINTE).
Os participantes destacaram a importância da criança ser inserida no ambiente escolar já nos primeiros anos de vida. “Os principais vínculos da personalidade se formam nessa fase. Um ambiente seguro, didático, afetivo, proporciona uma formação cidadã. Não há muitos estudos sobre isso, mas o que se analisa é que crianças que passam pela educação infantil nos primeiros anos de vida, chegam alfabetizadas ao ensino básico, têm menor probabilidade de envolvimento com álcool e drogas e violência, além de melhor rendimento escolar nas outras fases da escolaridade e melhor interação e relações pessoais”, destacou a representante do Fórum Municipal de Educação e professora da UFRN, Cristina Leandro.
A coordenadora geral do SINTE, Fátima Cardoso, ressaltou que o anúncio do governo federal da possível redução no percentual de investimentos para a educação poderá atingir diretamente a educação infantil. “A queda de 5% no investimento vai fazer com que a educação básica deixe de absorver a educação infantil. Não vai dar para manter os centros infantis. Não se faz um país diferente sem investimentos na educação”, declarou. Por essa mesma razão é possível que haja atraso na conclusão e entrega de 14 novos centros de educação de educação infantil (CMEIs) em Natal, previstos para o próximo ano. “Temos investido na rede infantil e desde 2013 tivemos a inserção de 16 novos CMEIs construídos ou reestruturados e dependemos dos repasses de convênios federais para ampliar esse número previsto para 2017”, explicou a assessora de planejamento e avaliação da Secretaria Municipal de Educação, Sirlia Lira.
Atualmente existem 74 CMEIs em Natal atendendo a 14 mil alunos de 0 a 5 anos e 11 meses. A vereadora Eleika Bezerra relembra que, apesar de não haver a obrigação de crianças até os 4 anos estarem matriculadas em creches, se for a vontade dos pais, o município é obrigado a oferecer esse serviço. “A gente quer esclarecer que é um direito das crianças, não apenas as de 4 e 5 anos, como ainda se pensa, mesmo que não seja uma obrigação. A educação infantil é a base e necessária para a formação do cidadão e nós lutamos pela universalização do ensino e pelo direito à educação na primeira infância”, disse a parlamentar.