Problemas relacionados ao atendimento ao idoso em Natal foram debatidos nesta manhã (23), durante uma audiência pública, que reuniu profissionais da área, representantes de instituições que atendem idoso, OAB e prefeitura. A proposição foi da vereadora Eleika Bezerra (PSL/Livres). Durante a audiência foi exposta a falta de estrutura dos órgãos públicos que atendem às pessoas da terceira idade.
A população com mais de 60 anos representa cerca de 10% da população natalense, mas faltam investimentos no serviço de atenção a esse público que tende a crescer nos próximos anos. A médica Euglena Lessa, do Centro Especializado de Atenção a Saúde do Idoso (CEASI) da Prefeitura do Natal, relatou que este é o único centro especializado para atender idosos, mas sofre com a falta de condições. “Há dez anos atuamos no centro e não temos investimento em infraestrutura para melhor atender e é um problema que sempre temos cobrado soluções. Sequer temos acessibilidade num centro voltado para um público onde a acessibilidade é essencial”, destacou.
Reclamação semelhante foi a do delegado de proteção ao idoso, Matias Laurentino. “É a única delegacia do idoso, a demanda aumentou, mas temos uma estrutura mínima e poucos recursos. É verdade que temos muitas denúncias, mas muitas delas são ocasionadas pela falta de políticas públicas para o idoso que os deixa em situação perigosa”, disse o delegado.
A vereadora Eleika Bezerra lembrou que nem o governo municipal, nem o governo estadual dispõem de qualquer unidade de abrigo para idosos. “As que existem são entidades, quase sempre de igrejas, que a prefeitura ou o governo fazem convênios, cujos recursos são mínimos e os repasses atrasam constantemente. Dessa audiência vamos analisar cada ponto discutido para definirmos os encaminhamentos, mas vejo que estão ligados à destinação de recursos do orçamento para esse serviço e o momento é esse em que a lei orçamentária vai ser votada aqui na Câmara”, destacou a parlamentar.