SELO BLOG FM (4)

Atleta potiguar de Jiu-Jitsu, Sílvio Júnior, comemora o maior feito da carreira aos 13 anos

FOTO: ARQUIVO PESSOAL

O atleta potiguar Sílvio Júnior, 13 anos, conseguiu um feito tão especial dentro do Jiu-Jitsu que, no esporte, não há um termo conhecido para descrever o tamanho da conquista do garoto. Ele se sagrou campeão dos cinco torneios mais importantes do calendário da categoria: Brasileiro (São Paulo), Sul-americano (Rio de Janeiro), Europeu (Irlanda), Mundial (Emirados Árabes) e, por último, Panamericano (Estados Unidos). Devido ao ineditismo dessa conquista, ela encerrou a performance do potiguar de uma forma muito especial. Por causa disso, não é exagero afirmar que Sílvio Júnior é o atleta mais vencedor da história do Jiu-jitsu Kids do mundo na atualidade.

O tamanho da façanha só é proporcional ao da felicidade que abrange o corpo e a alma do potiguar. “Felicidade é a palavra que me define nesse momento. Eu ainda estou assimilando o tamanho dessa conquista e só tenho gratidão agora. Agradeço aos meus técnicos de Jiu-jitsu Tutu Calixto e Vinícius Pontes, meu professor de Judô e Wrestling Anderson Araújo, meu preparador físico Luan Bezerra, meus pais e meus patrocinadores: CT 084, Seda College, Potiguar Tratores, Kimonos FXS e minha escola Maria Auxiliadora. Ninguém chega tão longe sozinho e, graças a Deus, tenho muita gente boa comigo”, festeja Silvinho.

O Pan Kids de Jiu-jitsu IBJJ Championship foi disputado entre os dias 26 e 28 de julho, no Silver Spurs Arena, na cidade de Kissimmee, no estado da Flórida, Estados Unidos.

“Não resta dúvida de que hoje fizemos história aqui ao fechar com títulos os cinco maiores eventos de Jiu-jitsu. O Pan é uma competição em que, para onde olhamos, estamos lado a lado com as maiores referências do Jiu-jitsu Mundial. Ganhar esse torneio foi a concretização de um sonho sim, mas foi fruto de algo muito planejado em todas as áreas”, ressalta Tutu Calixto, técnico do atleta e coordenador técnico do Grow Association.

Esse título de Silvinho consolida o Rio Grande do Norte no topo do mundo do Jiu-jitsu Kids e eleva o nome do Projeto Grow Association (Associação para Crescer), que foi criado no ano passado com a proposta de trabalhar com crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de todo o estado. Silvinho é um dos 50 jovens que são atendidos com treinamentos adequados, equipe multiprofissional e suporte metodológico para competirem em alto rendimento. Além disso, também disponibiliza logística para competições locais, regionais, nacionais e internacionais, como jiu-jitsu, judô, wrestling, grappling e preparação física especializada.

O projeto acabou de receber a renovação do apoio do Programa RN + Esporte, uma política pública do Governo do Estado que consiste no incentivo ao esporte e funciona nos moldes da lei de incentivo à cultura, destinando recursos mediante renúncia fiscal.

“Foi um fim de semana mágico, com duas notícias incríveis. Primeiro, o título histórico de Silvinho, que foi fruto de um trabalho estruturado para o alto rendimento, com uma equipe multidisciplinar com professores de judô, jiu-jitsu e wrestling, preparador físico, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo. Depois, ainda tivemos a alegria da renovação do apoio pelo RN + Esporte. Tudo isso nos mostra que estamos no caminho certo no Projeto Grow Association, bem como na carreira de Silvinho, que hoje é realidade no esporte mundial”, comemora Silvio Romero, pai do atleta e coordenador executivo do Grow Association.

Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui