O prefeito de Natal Álvaro Dias reagiu ao novo decreto editado hoje pela governadora Fátima Bezerra, que restringiu ainda mais o funcionamento do comércio, inclusive supermercados e padarias, além do transporte público.
O decreto de Fatima Bezerra também restringe o funcionamento do setor privado e feira livres.
A Nota Oficial da prefeitura deixa claro que cabe tão somente ao município disciplinar assuntos de interesse local.
Desta forma, os supermercados comerciais, feiras lives e de serviços de caráter essencial poderão abrir de segunda-feira ao sábado, das 7h às 20h, e aos domingos, das 7 às 13 horas.
Os horários de funcionamento foram regulamentados em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM) na tarde desta quinta-feira.
Segue abaixo a nota oficial da Prefeitura do Natal.
NOTA OFICIAL
De acordo com o que preceitua o Artigo 30 da Constituição Federal, compete aos municípios brasileiros disciplinar os assuntos de interesse local. Diante dessa determinação legal, a Prefeitura do Natal informa que os pontos previstos nos artigos 13, 16 e 19 do Decreto estadual 29.600, de 08 de abril de 2020, já foram todos regulamentados dentro da área de abrangência do município. Motivo pelo qual as atividades comerciais e de serviços de caráter essencial poderão abrir de segunda a sábado, das 7 às 20 horas, e aos domingos, das 7 às 13 horas.
A Prefeitura do Natal reafirma que, de forma responsável, observando as preconizações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, o funcionamento das feiras livres foi regulamentado desde a sexta-feira passada, dia 03, através de decreto, cujos termos foram firmados em comum acordo com o Ministério Público e os próprios feirantes.
O transporte público municipal funcionará, como previamente acordado, das 5 às 20 horas, sendo este o último horário em que os ônibus sairão dos terminais.
No mais, o município segue atento aos desdobramentos que a epidemia da Covid 19 vem causando e buscará em todos os momentos agir ouvindo a sociedade e em comum acordo com as demais esferas de Governo na busca de soluções para os problemas que afligem os natalenses.
Prefeitura do Natal