O secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, revelou que o aterro na área próxima ao Morro do Careca sofrerá ampliação, o que justifica o atraso na conclusão da obra de engorda da praia. Segundo ele, ajustes técnicos e aumento no volume de areia para preservar o cartão-postal da cidade levaram à nova previsão de entrega para entre 15 e 20 de janeiro. E anunciou um acréscimo na extensão da engorda após o Morro do Careca, aumentando em 150 metros a proteção da área.
“Estamos assegurando maior estabilidade para toda a extensão do morro, protegendo a área com um volume adicional de aterro. Naquela curva do morro, a extensão prevista era de 50 metros, mas, para preservar o Morro do Careca, estamos ampliando para 85 metros na maré seca e 120 metros na maré cheia, o que garante maior estabilidade e proteção ao Morro. Com isso, o volume de aterro colocado lá subirá de 1.040 milhão de metros cúbicos para 1,2 milhão de metros cúbicos de areia”, explicou, em entrevista à Jovem Pan Natal.
Apesar do adiamento do prazo final de conclusão dos serviços, Carlson destacou o progresso significativo na obra e a importância do projeto para o turismo da capital potiguar. “Hoje, já temos 3,2 quilômetros de praia prontos, abertos ao público, e mais 200 metros devem ser liberados até o próximo domingo 22, chegando a 3,4 quilômetros de engorda finalizada até o final do ano”, afirmou.
O secretário também apontou desafios enfrentados, como atrasos na análise de cascalho e rupturas na tubulação, mas garantiu que a execução do projeto segue em ritmo acelerado. “A draga trabalha 24 horas por dia e só para a cada 15 dias para abastecimento. Esse projeto será uma transformação no turismo e no cartão-postal de Natal”, disse.
Carlson reforçou que os ajustes feitos no planejamento são essenciais para garantir a preservação ambiental e estrutural do local. “Essa obra é o surgimento de um novo turismo no Rio Grande do Norte, uma mudança significativa no nosso cartão-postal”, garantiu.
Prefeitura deu ordem de serviço para interligar Ponta Negra à Via Costeira
Carlson Gomes afirmou que a Prefeitura de Natal já deu ordem de serviço para a ampliação do calçadão de Ponta Negra, que será interligado à Via Costeira. “A licitação foi concluída e a ordem de serviço já foi dada. O prolongamento do calçadão, que atualmente termina no Coral Plaza, vai seguir até o Hotel Aram, marcando o início da interligação com a Via Costeira. Esse é um pensamento do prefeito Álvaro Dias, que será continuado pela próxima gestão”, afirmou.
Além da ampliação, a obra faz parte de um planejamento maior para transformar a área em um polo turístico e de lazer mais acessível. Carlson destacou que o projeto de urbanização da praia ficará como legado para a próxima administração.
“Estamos estendendo o calçadão até a Via Costeira, e futuramente já há um projeto de urbanização para dar ainda mais visibilidade à praia de Ponta Negra. A nova gestão terá a missão de captar recursos para concretizar essa etapa, garantindo uma estrutura completa para turistas e moradores”, disse.
A acessibilidade na praia também é uma prioridade da atual gestão, segundo o secretário Carlson Gomes. “A Seinfra já está trabalhando para melhorar as condições de acesso, tanto para quem chega quanto para quem utiliza a faixa de areia”, afirmou.
Agora RN