As Centrais do Cidadão no interior do Rio Grande do Norte que foram reabertas durante a pandemia vem seguindo as medidas de saúde recomendadas pelas autoridades sanitárias e estabelecidas no decreto nº 29.705, de 19 de maio de 2020. A publicação do Governo do Estado liberou o funcionamento, de modo excepcional, em algumas unidades para apoiar as atividades do Sistema Nacional de Empregos (Sine) e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).
As medidas adotadas contribuem para evitar a disseminação do novo coronavírus, ao mesmo tempo em que garante a continuidade dos principais serviços oferecidos nas Centrais do Cidadão. Em Mossoró, Assú, Currais Novos, João Câmara, Santa Cruz e Pau dos Ferros, os atendimentos são exclusivamente para as atividades do Sine. Já nas unidades de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e São José do Mipibu, o funcionamento é exclusivo para abrigar serviços do Itep. O horário de atendimento em todas as Centrais ocorre das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.
De acordo com a Secretaria de Estado da Administração (Sead), que conduz o Programa das Centrais do Cidadão do RN, para evitar situações de risco, geradas por formações de filas maiores e consequentes aglomerações, os atendimentos só acontecem mediante agendamento prévio. “Esta é a primeira medida adotada pelas nove unidades reabertas. O agendamento permite o controle do número de pessoas e o intervalo de tempo de atendimento. Para ter o acesso ao local sem comprometer ou pôr em risco sua saúde, basta o cidadão marcar o serviço por telefone ou via internet”, ressalta o secretário-adjunto da Sead, George Câmara.
Todos os cuidados com higiene e distanciamento também estão sendo tomados para proteger os servidores e a população durante os atendimentos. Conforme o decreto estadual nº 29.705, os órgãos devem atentar para o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas; controlar a frequência não superior a 20 indivíduos no ambiente, limitando ainda uma área de 5m² para cada pessoa; fazer a higienização regular dos ambientes e dos equipamentos de contato; disponibilizar máscaras aos funcionários e álcool gel 70% em locais fixos de fácil visualização e acesso.
Em Santa Cruz, por exemplo, os atendimentos vem acontecendo com tranquilidade e de forma segura. Segundo a gerente da Central do Cidadão do município, Elizama Moreira, os servidores da unidade se organizaram para cumprir todos os protocolos estabelecidos em decreto e orientar os cidadãos quanto às novas normas. “Desde a entrada, o pessoal permanece afastado, esperando a vez de entrar. Ao acessarem a recepção, borrifamos álcool nas mãos deles. As cadeiras ficam marcadas, fazendo com que ninguém sente próximo. No geral, as pessoas estão respeitando e o movimento está fluindo muito bem, de forma tranquila. Não registramos nenhuma aglomeração”, afirmou.
Em Currais Novos, não é diferente. A Central do Cidadão estabeleceu as medidas de saúde recomendadas e vem respeitando as diretrizes de forma contínua. “Antes de voltarmos a funcionar, tivemos o apoio da Sead, por meio da Coordenadoria do Programa, e também do Sine, que nos enviaram os materiais de limpeza e os EPI’s. Assim, pudemos reabrir para o atendimento ao público com segurança, com responsabilidade, de forma que tanto os usuários quanto os funcionários estivessem protegidos”, destacou a gerente da unidade, Fábia Lira.