SELO BLOG FM (4)

Ataque suicida em aeroporto de Istambul deixa pelo menos 36 mortos

 PARAMÉDICOS RESGATAM MULHER FERIDA APÓS ATAQUE EM ISTAMBUL. (FOTO:GORAN TOMASEVIC / REUTERS)


PARAMÉDICOS RESGATAM MULHER FERIDA APÓS ATAQUE EM ISTAMBUL. (FOTO:GORAN TOMASEVIC / REUTERS)

Um ataque suicida que teve ainda trocas de tiros atingiu nesta terça-feira (28) o terceiro mais movimentado aeroporto da Europa: o internacional Atatürk, em Istambul. As explosões, por volta das 22h (locais), mataram ao menos 36 pessoas e deixaram 147 feridos, de acordo com o premier do país, Binali Yildirim. O caso leva mais uma vez o pânico a uma cidade que se viu alvo de seis atentados desde dezembro. Contas de Twitter ligadas ao Estado Islâmico reivindicaram o atentado, o que fontes policiais também desconfiam. O país tenta determinar a autoria. No final da noite, Yildirim afirmou que os “indícios apontam para o Daesh”, usando o acrônimo em árabe do Estado Islâmico.

As informações ainda são desencontradas, com o governador local apontando para a ação de até três terroristas. Algumas autoridades disseram que explosões foram causadas por homens-bomba no terminal de embarque, enquanto o ministro da Justiça turco, Bekir Bozdağ, indicou que houve invasão de um homem com um fuzil. Funcionários do governo relataram uma troca de tiros com policiais que terminou com terroristas se explodindo antes de chegarem a um setor de checagens na área de embarque internacional.

Algumas testemunhas afirmaram que suspeitos teriam jogado granadas contra o setor de raio-X de um terminal de embarque. A Turquia proíbe a difusão de informações sobre episódios de terrorismo por fontes independentes, em tempo real, e voltou a impôr restrições às redes sociais contra a divulgação de imagens do ataque.

Voos de chegada e saída no aeroporto foram imediatamente suspensos após o ataque. Alguns aviões foram desviados para aeroportos próximos, dezenas deles para Ancara. No entanto, outros puderam aterrissar, entre eles um que vinha do aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. O local só será reaberto às 20h de quarta-feira.

O Atatürk é o terceiro aeroporto europeu de maior circulação de passageiros, atrás apenas de Heathrow (Londres) e o Charles de Gaulle (Paris). Mais de 61 milhões de viajantes passaram por ele só em 2015.

— Espero que o mundo demonstre uma posição decisiva contra os grupos terroristas e sua face obscura que mira civis inocentes — condenou o presidente Recep Tayyip Erdogan. — Está claro que este ataque não tem como alvo nenhum objetivo, apenas criar material de propaganda contra nosso país usando o sangue e a dor de pessoas inocentes.

Citado pelo portal G1, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro informou que não havia registro de brasileiros entre as vítimas. A assessoria de imprensa do Itamaraty informou que um consulado brasileiro na cidade “está mobilizado para atender a comunidade brasileira e permanece em contato com autoridades locais para obter informações”.

TERRORISMO FREQUENTE

Um dia antes, o Departamento de Estado dos EUA havia reforçado um alerta a seus cidadãos para que “exercessem vigilância aumentada e precaução ao visitar áreas de acesso público” na Turquia, em especial as muito frequentadas por turistas.

“Turistas estrangeiros e americanos têm sido alvos explícitos de organizações terroristas locais e internacionais por lá”, dizia a nota.

Enquanto contas ligadas ao EI afirmaram que o grupo foi responsável pelo ataque, a Turquia não chegou a uma conclusão. Nos últimos dois anos, o Estado Islâmico tem intensificado sua atuação no país, cometendo ataques terroristas em grandes cidades, como Istambul e Ancara. O grupo atua principalmente na Síria, vizinha da Turquia.

O Globo

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui