A passagem da Tocha Olímpica por Natal, neste sábado (4), será marcada também por protestos. Durante a cerimônia de acendimento do símbolo olímpico, no Forte dos Reis Magos, um grupo de músicos e artísticas promete realizar uma manifestação reivindicando o pagamento de cachês referentes às apresentações que ocorreram durante as festividades do carnaval deste ano, que deviam ter sido pagos há pelo menos três meses.
A informação foi repassada pelo organizador da manifestação, o músico Alexsandro Duarte. Segundo ele, pelo menos 900 cachês deixaram de ser pagos pela Prefeitura do Natal aos artistas locais que se apresentaram durante o carnaval. “A dívida da Prefeitura com os músicos e artísticas gira em torno de R$ 500 mil. O prefeito [Carlos Eduardo] não nos recebe em seu gabinete e nem dá um prazo sobre quando vamos receber os nossos cachês”, declarou.
Ainda de acordo com Alexsandro, o grupo de músicos tocará músicas de frevo e levará faixas contra a administração do prefeito Carlos Eduardo Alves. A organização do ato está sendo feita através das redes sociais. “Estamos mobilizando o maior número de pessoas para fortalecer a luta. Mesmo que o prefeito nos pague hoje [sexta], estaremos lá amanhã [sábado] para mostrar ao mundo o desrespeito da Prefeitura com a cultura local”, afirmou.
A cerimônia de acendimento da Tocha Olímpica, no Forte dos Reis Magos, está marcada para acontecer a partir das 14h. Ao todo, o revezamento olímpico percorrerá 21 km pelas ruas da cidade, encerrando às 20h, na Arena das Dunas. Durante todo o trajeto haverão apresentações culturais, promovidas por grupos natalenses, e a apresentação de pontos turísticos da capital potiguar.
Novo Jornal