SELO BLOG FM (4)

Artista plástico Flávio Freitas receberá em abril Título de Cidadania Natalense

NASCIDO NO RIO DE JANEIRO, FLÁVIO FREITAS PASSOU TODOS OS VERÕES DA SUA INFÂNCIA EM NATAL

Por iniciativa da vereadora Eleika Bezerra, a Câmara Municipal de Natal aprovou, por unanimidade, a concessão do Título de Cidadania Natalense ao artista plástico Flávio Freitas, natural do Rio de Janeiro/RJ. A honraria, que também foi subscrita pelos vereadores Ney Lopes Júnior, Raniere Barbosa e Júlia Arruda, será entregue em sessão solene a ser realizada às 18h30 do dia 18 de abril na sede do legislativo municipal.

Para Eleika Bezerra, Flávio Freitas é um artista de qualidade irretocável e que adotou Natal desde criança, levando o nome da nossa cidade para o mundo. “Filho de uma natalense, Flávio nasceu no Rio de Janeiro, mas veio morar em Natal ainda muito novo e, ao se tornar artista, passou a representar Natal em mostras em todos os continentes, chegando a ser ganhador de vários prêmios. É, portanto, um filho que dá orgulho à nossa cidade e que é merecedor deste reconhecimento”, destaca Eleika.

BIOGRAFIA

Nascido no Rio de Janeiro/RJ, em 1961, Flávio Ferreira de Souza Freitas passou todos os verões da sua infância em Natal/RN, cidade de origem da sua mãe, Uiara Ferreira de Souza Freitas. Com a morte precoce do seu pai Edwards Montenegro de Freitas, que era piloto da Força Aérea Brasileira, aos 33 anos, vítima de acidente aéreo, Flávio veio para Natal definitivamente em dezembro de 1964.

Com formação em Arquitetura e Música, Flávio Freitas, como é mais conhecido, é um artista brasileiro entre os mais premiados do Rio Grande do Norte e foi o primeiro artista potiguar selecionado para o cadastro nacional do Instituto Itaú Cultural. No ano de 2004, o homenageado teve obras expostas nos cinco continentes, pela exposição coletiva de gravuras, La Collecte e também representou o Brasil, como artista plástico, no Festival de Percussão de Longueuil/Canadá.

Integrado ao movimento em prol da revitalização do bairro histórico da Ribeira, Flávio Freitas montou o seu ateliê no bairro desde 2005, tendo tomado parte, ainda, de ações que culminaram com a instalação do bar Buraco da Catita e do calçadão na travessa José de Alexandre Garcia, consolidado hoje como modelo de solução urbanística para o bairro.

Em reconhecimento ao trabalho de valorização e divulgação do patrimônio cultural das inscrições rupestres pré-históricas do município de Timbaúba dos Batistas, o homenageado foi agraciado com o título de cidadão honorário daquele município. Desde o ano de 2013, Flávio Freitas também atua, paralelamente à sua dedicação à arte, como Diretor de Artes Integradas da Fundação Capitania das Artes – Secretaria Municipal de Cultura de Natal.

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui