SELO BLOG FM (4)

Armazém Pará lança programa para coleta de lâmpadas fluorescente para evitar contaminação por mercúrio

Moradores de Natal já contam com local para descartar lâmpadas fluorescentes, produto feito à base de mercúrio, um componente químico que pode causar sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente, ao ser descartado no lixo doméstico após as lâmpadas serem inutilizadas. Disponível para toda população, o ponto de coleta desses materiais está funcionado nas lojas do Armazém Pará, localizadas em Ponta Negra, na Avenida Antônio Basílio e na Zona Norte de Natal.

As lâmpadas fluorescentes são fabricadas com componentes tóxicos como alumínio, cádmio, bário, chumbo, cromo, níquel e mercúrio. Isoladamente, o risco oferecido por uma lâmpada é quase nulo, mas em grande quantidade no meio ambiente o problema se agrava. A inalação do mercúrio, quando uma lâmpada se rompe, também é altamente prejudicial à saúde humana.

Para garantir que as lâmpadas cheguem ao destino final com segurança, o Armazém Pará disponibilizou estruturas de coleta seletiva nas suas lojas. Após o recolhimento, as lâmpadas são encaminhadas para uma empresa especializada, que se encarregada da descontaminação.

Todos os processos ocorrem por meio de equipamentos instalados sob circunstâncias especiais e em ambiente controlado, para que não haja fuga de vapores, e a contaminação do ambiente e das pessoas que operam os equipamentos. Posteriormente, os principais subprodutos (alumínio, vidro, soquetes, pó e mercúrio) podem ser reaproveitados.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui