
A edição 2026 do Carnatal deve contar com um aumento significativo de turistas sul americanos após a ação promocional realizada pela Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) durante os três dias de folia deste ano. Três operadores da Argentina, principal mercado emissor internacional do Rio Grande do Norte, participaram de um roteiro completo pelo estado e vivenciaram uma noite do evento, abrindo caminho para novas rotas de divulgação.
O presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, destacou que “o Carnatal além de ser um dos maiores eventos de entretenimento do Brasil, também, é um produto turístico estratégico do Rio Grande do Norte”. Segundo ele, a participação oficial do governo no evento criou oportunidades inéditas para a promoção do estado junto a operadoras nacionais e internacionais, ampliando o fluxo de visitantes e fortalecendo o RN como destino completo.
Raoni explica que o Carnatal passou a ocupar novo patamar no diálogo com o trade turístico, atraindo viajantes que, ao adquirirem o ingresso, consomem também hotelaria, gastronomia e experiências em regiões como Pipa, Maracajaú e São Miguel do Gostoso. “Para nós da Emprotur e do governo do Rio Grande do Norte, o Carnatal, pela sua trajetória, pelo seu histórico de relacionamento com o Brasil através de artistas de renome nacional e internacional, ele por si só tem o poder de atrair o interesse, o desejo de foliões de todo o Brasil”, afirma.
Ele acrescenta que o objetivo da participação institucional é conectar o evento às principais operadoras e companhias aéreas. “E o que significa isso? Significa que o turista, o viajante, que é impactado pelo Carnatal, pelas redes sociais, pelos artistas, pela TV; ele se interessa a vir para o Rio Grande do Norte, ele acessa uma companhia aérea, acessa uma página e adquire o seu ingresso, vem para o Carnatal, usufruir da festa e volta. Isso, por si só, já é turismo, mas a indústria do turismo é mais ampla que isso.”
O presidente relembra que a inclusão do Carnatal na “prateleira” das operadoras não existia antes da intervenção da Emprotur. “E a partir da intervenção da Emprotur, isso passa a acontecer e aí a operadora, com todos os seus agentes de viagens, passa a dialogar com um conjunto de turistas do Brasil inteiro sobre a experiência de comprar o ingresso do Carnatal para viver a experiência do evento, mas também usufruir de um bom hotel, de bons restaurantes, passar mais noites no destino, passar três noites em Pipa, passar duas noites em São Miguel do Gostoso, fazer um mergulho em Maracajaú, enfim, curtir toda a diversidade que o Rio Grande do Norte tem a oferecer.”
A estratégia, explica Raoni, busca ampliar não apenas o fluxo do período do evento, mas a relação do visitante com o estado para que ele retorne em outras épocas. Neste ano, a Emprotur trouxe três operadores argentinos para um circuito completo. “E aí eles saíram daqui encantados […] Eles viveram boa parte da experiência que o Rio Grande do Norte tem a oferecer e viveram uma das noites do Carnatal. Eles saíram encantados e com certeza isso repercutirá na Argentina para os próximos anos do evento”.
Carnatal 2025 leva 140 mil foliões aos três dias de festa
A organização do Carnatal divulgou que cerca de 140 mil pessoas participaram da edição 2025. O encerramento no domingo 7 reuniu todos os setores dentro da Arena das Dunas. “Mais uma edição histórica, batendo todos os recordes de público e, mais do que isso, o sentimento expressado na presença dos foliões”, afirmou o CEO do evento, Felinto Filho, à InterTV Cabugi.
A última noite teve shows de Durval, Simone Mendes e Rafa & Pipo no palco, além de Ivete Sangalo (Euforia), Banda Grafith (084) e Bell Marques (Vumbora!) nos blocos. A cantora Cláudia Leitte também exaltou o evento: “É sempre como se a porta do verão estivesse aberta oficialmente aqui em Natal […] eu venho fazer o Carnatal e já me sinto dentro, lá em cima do Carnaval de Salvador.”
Ação social arrecada 100 toneladas de alimentos
O Abadá Social arrecadou 100 toneladas de alimentos, suficiente para formar 10 mil cestas básicas de 10 kg, montadas por voluntários do Armazém da Caridade e alunos soldados da PM. “Não há em outro lugar do País uma festa que faça uma mobilização de doação de alimentos como essa. Somente o Carnatal”, afirmou Edgar Smith, vice-presidente da instituição.
As doações serão entregues no dia 17 de dezembro, às 9h30, na sede do Armazém da Caridade. Além disso, o projeto Natal com Jesus dos Catadores promoverá um jantar com atrações e distribuição de presentes para 300 famílias no antigo lixão de Cidade Nova, no dia 24.
Vendas para 2026 já começaram
O Carnatal 2026 acontecerá entre 4 e 6 de dezembro e já abriu pré-venda exclusiva de ingresso curinga para blocos e camarotes pelo site Evenyx. O tíquete permite escolher qualquer atração após a divulgação do lineup e pode ser parcelado em até 10 vezes sem juros.
Agora RN

