A Prefeitura do Natal vai começar nesta terça-feira 18 a apagar pichações e grafites realizados de forma clandestina na escadaria que liga o bairro de Mãe Luiza à Praia de Areia Preta, na Zona Leste da capital potiguar. As informações são do portal Agora RN.
A informação foi confirmada ao Agora RN pelo secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, que disse que o trabalho de remoção das pichações será realizado por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).
A ação acontece dias depois de o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves fazer críticas ao novo aspecto da escadaria, que tem recebido intervenções artísticas realizadas com apoio da Prefeitura. Nas redes sociais, o ex-prefeito disse que a obra – inaugurada durante sua gestão – “ficou feia com muita grafitagem”.
“Faço um apelo a prefeitura/Funcarte para corrigir e devolver a beleza arquitetônica desta obra de arte tão bonita”, disse Carlos Eduardo, sugerindo que referia à grafitagem oficial, e não exatamente às pichações, como entendeu o secretário de Cultura.
Segundo Dácio Galvão, o trabalho de grafitagem na escadaria ainda não foi finalizado. E, de acordo com o secretário municipal de Cultura, não é o grafite que está prejudicando a paisagem, e sim as intervenções artísticas clandestinas e as pichações realizadas.
“Mas a partir de terça, a Semsur está indo lá para dar outra pintura e eliminar aquela sujeira estética em cima da arquitetura da estrutura”, afirmou Dácio.
Depois da polêmica, Carlos Eduardo voltou às redes sociais para explicar que não criticou a arte do grafite, e sim o excesso de intervenções artísticas no local – reforçando que não está falando apenas das pichações.
“Democraticamente, e com liberdade de opinar, como qualquer pessoa livre, critiquei e critico o excesso, achando que o espaço da arte poderia ser menor, realçando melhor a obra e o grafite”, escreveu o ex-prefeito.