A distribuição gratuita de repelentes para gestantes, como forma de se evitar a infecção por Zika e, em consequência, a microcefalia nos bebês, foi aprovada nesta quinta-feira (20), na Câmara Municipal de Natal. De iniciativa do vereador Felipe Alves (PMDB), a matéria estabelece, entre outras coisas, que todo fornecimento deverá ser realizado após recomendação médica e de acordo com a disponibilidade do estoque da Secretaria de Saúde.
“Cotidianamente temos visto, em todos os jornais, o crescente número de casos de dengue no país. Cresce, também, os casos de Chikungunya e, mais recente, fomos surpreendidos com outra grave doença, o Zika Vírus. Tais doenças tem em comum o fato de serem transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti”, explicou o vereador Felipe Alves.
Segundo ele, o projeto é importante devido ao aumento de casos de bebês nascidos ou diagnosticados ainda no ventre da mãe com microcefalia. “Assim, analisando os estudos laboratoriais das causas da microcefalia e a fragilidade da imunidade das mulheres grávidas, desenvolver ações que possibilitem proteção e cuidado na saúde delas é de suma importância, haja vista que repelentes e vacinas podem auxiliar e muito neste tratamento”.