As vendas de iPhones levaram um tombo de 11,9% no segundo trimestre de 2019, de acordo com números da consultoria Counterpoint Research. A situação da Apple se agrava tendo em vista que rivais diretas tiveram bom desempenho: Samsung, Huawei e Xiaomi registraram crescimento no período. O caso da Huawei chega a surpreender, dado o impasse da gigante chinesa com o governo norte-americano.
A análise da Counterpoint não é isolada. A Strategy Analytics, outra consultoria dedicada a inteligência de mercado, também aponta uma queda na participação da Apple no total de vendas de celulares, estimando que os iPhones venderam 6,3% menos no período.
As duas análises acabam convergindo também no ranking global de maiores fabricantes, liderado pela Samsung, que hoje abocanha 21,3% do mercado. A Huawei fica em segundo lugar (15,8%), seguida da Apple em terceiro (10,1%), da Xiaomi em quarto (9%) e da Oppo, também chinesa, em quinto (8,1%).
Embora a metodologia das duas consultorias seja diferente, o que explica a discrepância nos números, as duas concordam no sentido geral: entre as quatro maiores fabricantes, a Apple foi a única a perder espaço no período, enquanto as rivais cresceram.
Os números apontam que o consumidor tem resistido mais a gastar com iPhones por razões que podem estar relacionadas aos preços elevados dos produtos da Apple, mas também com a forte competição com aparelhos apresentando nível avançado de recursos e tecnologia.
Ranking global
Fabricante | Unidades vendidas (2º tri/2018) | Unidades vendidas (2º tri/2019) | Variação | Participação de mercado |
Samsung | 71,5 milhões | 76,6 milhões | 7,1% | 21,3% |
Huawei | 54,2 milhões | 56,7 milhões | 4,6% | 15,8% |
Apple | 41,3 milhões | 37,4 milhões | -11,9% | 10,1% |
Xiaomi | 32 milhões | 32,3 milhões | 0,9% | 9% |
Oppo | 29,6 milhões | 29 milhões | -2% | 8,1% |
Além da forte queda da Apple, outro número que surpreende é o bom desempenho da Huawei, que mesmo envolvida numa séria crise com o governo americano e fornecedores, conseguiu crescer no período. Para a Counterpoint, a boa performance da marca chinesa é explicada por um bom desempenho no mercado chinês ao ponto de compensar as perdas no exterior.
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