
O Governo Federal publicou o decreto que oficializa a antecipação do 13º salário dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A primeira parcela da gratificação natalina será depositada com a folha de pagamentos de agosto, entre os dias 25 de agosto e 8 de setembro, de acordo com o número final do cartão do benefício. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira.
Já a segunda parcela, que é a diferença entre o valor total do benefício e o valor da antecipação, será paga com os benefícios correspondentes ao mês de novembro, em que os segurados vão receber de 24 de novembro a 7 de dezembro.
O adiantamento é concedido desde 2006 aos segurados. Para definir o valor do abono, o INSS calcula o benefício devido ao segurado desde o dia do pedido. Para saber o valor, o segurado pode ligar para a central de atendimento do INSS, pelo telefone 135, ou pelo site.
O desconto do Imposto de Renda (IR) será cobrado somente na segunda parte do abono. Os segurados que recebem auxílio-doença também receberão antecipação proporcional ao período do benefício, que é temporário.

