Após a decisão judicial que bloqueou bens e recursos de R$ 2.490.812,85 em contas do deputados estadual Galeno Torquato, em ações civis públicas que investiga fraudes em licitações, quanDo ele foi prefeito da cidade de São Miguel-RN, o deputado se pronunciou dizendo que ainda não tinha sido notificado pela justiça e que tomou conhecimento da decisão judicial através da imprensa. Galeno Torquato negou que tenha cometido qualquer crime e disse que irá prestar todos os esclarecimentos à justiça.
Por meio da assessoria de imprensa, o deputado Galeno Torquato disse que iria se defender das acusações e lembrou que toda sua vida pública nunca foi condenado por qualquer ato irregular.
Confira a nota emitida pelo deputado:
Tomei conhecimento, pela imprensa, de ações que foram propostas, contra mim, pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte.
Certamente serei oficialmente comunicado de cada uma delas e terei, seguramente, o direito de me defender; o que farei oportunamente.
Convém destacar que, durante a minha vida pública, jamais fui condenado, sequer em primeira instância, por qualquer ato de improbidade administrativa.
A propósito, importante lembrar que, em 2012, o Ministério Público do RN ingressou com a Ação de Improbidade Administrativa n.º 0000889-97.2012.8.20.0131, tendo, ao final do processo, o próprio Ministério Público, num gesto de elevada boa-fé, reconhecido a improcedência da ação que propusera e o Poder Judiciário determinado o seu arquivamento pelo mesmo motivo.
Portanto, é com a serenidade de sempre, e com o respeito devido e merecido ao Ministério Público, que prestarei ao Poder Judiciário todos os esclarecimentos necessários à compreensão de que nenhuma ilegalidade fora praticada.
Galeno Torquato
Deputado Estadual