
O padre Dalmário Barbalho de Melo é assistente eclesiástico da comunidade católica Canção Nova. Ele explicou que a missa celebrada nessa segunda-feira, 15, é promovida mensalmente por essa e outras novas comunidades da Igreja e afirmou que sempre usa músicas e poesias para passar ensinamentos aos fiéis. O vídeo logo viralizou e gerou polêmica nas redes sociais. Em publicação em sua conta pessoal, o padre defendeu-se das críticas. ” NÃO TENHO OUTRO DEFENSOR FORA DE TI, SENHOR! “, disse. ” Eis o texto e contexto no qual foi cantada a música, que serviu de pretexto para tantas distorções”, postou o assistente eclesiástico.
Veja
A música do estilo sertanejo voltou a fazer sucesso na versão brega por causa de um meme com o cantor Cachorrão do Brega.
“Essa canção foi colocada dentro de um contexto maior de uma homilia… Venho aqui pedir perdão se algum coração ficou ferido ou ofendido pela canção, apenas escutada e não compreendida em seu contexto”, esclarece o padre Dalmário Barbalho, que é assistente eclesiástico. A homilia é uma espécie de pregação que busca explicar um tema ou texto religioso.
A explicação também foi compartilhada através do Facebook da Arquidiocese de Natal.
No mês passado, durante as festas juninas, por exemplo, padre Dalmário cantou uma música de forró, do compositor Jorge de Altinho. Para ele, os “mecanismos de linguagem” usados na hora da pregação facilitam a compreensão dos fieis. “Nada melhor que o sucesso do momento para ilustrar que as pessoas estão procurando remédio em festa, em bebida e não vão encontrar lá”, disse o padre.
