SELO BLOG FM (4)

Após novos exames, mãe de bebê que morreu com Covid-19 em Natal testa negativo para doença

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal informou, nesta terça-feira (21), que os novos exames realizados na mãe do bebê falecido em decorrência da Covid-19 em Natal deram negativo para doença. Esse procedimento, realizado por meio da sorologia, pretendia detectar os anticorpos para a doença. O recém-nascido tinha apenas 4 dias de vida quando veio a óbito no hospital Santa Catarina, na capital potiguar, no dia 7 de abril. Ele nasceu prematuro e com insuficiência respiratória.

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (21), o secretário adjunto de saúde do Rio Grande do Norte, Petrônio Spinelli, comentou o caso. “Quando a gente tem todos esses exames negativos, então significa que, de fato, é quase impossível a mãe ter coronavírus”, disse. Diante do novo resultado, levanta-se novamente a hipótese da contaminação de algum profissional de saúde ou, ainda, a possibilidade da contaminação de lâminas na realização do exame que atestou a Covid-19 na criança. 

“As linhas de raciocínio de investigação mantiveram, desde o início, as várias possibilidades. Essa hipótese de contaminação durante o exame é muito remota. Falhas humanas podem acontecer, mas neste caso é improvável que isso tenha ocorrido, porque existe toda uma metodologia e uma equipe de profissionais especializados que trabalham com esses exames. É importante também dizer que boa parte das pessoas que contaminam não têm sintomas”, disse Spinelli. “Esse é um caso muito importante para esclarecimento. E não é só pelo caso em si, mas pelo impacto que isso tem na lógica do estudo e na percepção da contaminação da doença”, reforçou.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que “a Vigilância Epidemiológica de Natal seguirá junto com o hospital onde a paciente foi atendida com novos procedimentos de investigação”.

Portal da Tropical

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui