Após a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) atualizar a ferramenta para monitoramento de informações sobre a covid-19, 36.374 novos casos da doença foram adicionados ao quantitativo acumulado, elevando para 328.683 o número total de pessoas que já se infectaram com o coronavírus desde o início da pandemia no Rio Grande do Norte.
Ainda segundo a atualização da Sesap, nesta quarta-feira (23), o RN registra um aumento de 17 mortes provocadas pela covid-19. Desse total, 10 aconteceram nas últimas 24 horas nas cidades de Baraúna (01), Grossos (01), Caico (02), Acari (01), Natal (02), Mossoró (01), São Miguel (01) e Jucurutu (01). Ao todo, o estado potiguar contabiliza 6.657 pessoas que perderam a vida em decorrência do coronavírus. Há ainda 1.422 óbitos em investigação para constatar se a causa tem relação ou não com a doença.
De acordo com a secretaria, “o novo sistema melhora o acompanhamento e a investigação dos casos, criação, edição, migração e unificação das notificações, otimizando a utilização pelos profissionais da vigilância nas regionais e municípios”. A Sesap já havia informado que a mudança no sistema poderia acarretar no aumento do número de casos da doença no estado potiguar.
Sobre a situação dos hospitais, a plataforma Regula RN mostrou que, nesta terça-feira, a taxa de ocupação geral de leitos críticos é de 73,2%. Especificando por regiões, esse percentual se apresenta da seguinte forma: Metropolitana (67,7%), Oeste (84,7%) e Seridó (77,5%).
Ainda segundo o Regula RN, há um total de 517 pacientes internados no serviço público para tratamento da covid-19, sendo 301 em leitos críticos e 216 em leitos clínicos. Há cinco pacientes na fila de espera por uma vaga, dos quais um aguarda por vaga em UTI ou semi-intensiva e quatro por um leito de enfermaria. Os dados do Regula RN mostram que, na tarde desta quarta-feira, existem 62 leitos críticos disponíveis e 316 leitos clínicos disponíveis.