SELO BLOG FM (4)

Após frustração com a Polícia Civil, Governo do RN também não chega a acordo sobre Piso Salarial dos professores

FOTO: PEDRO CARVALHO

Os professores estaduais e o Governo do Rio Grande do Norte não chegaram a um acordo sobre a atualização do Piso Salarial de 2022. Na reunião dessa quinta-feira (10), a categoria e representantes do Estado deram continuidade à mesa de negociação para debater pontos para uma proposta de atualização no percentual total de 33,24%.

Durante o encontro, o Executivo Estadual chegou a fazer uma nova proposta, mas retirou logo após a categoria considerá-la insuficiente e exigir a totalidade da correção. A nova proposta consistia em implementar em março os 33,24% e o retroativo a janeiro e fevereiro para os professores no início de carreira; e implementar em março para os demais os 13% já apresentados na audiência anterior.

Na justificativa da proposta, o governo estadual alegou que não possui recursos financeiros para implementar os 33,24% para ativos e aposentados de uma única vez. Além disso, destacou não ser possível parcelar a correção em ano eleitoral devido a possíveis vedações impostas pela Lei. No entanto, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN) não cedeu à proposta e cobrou do Governo a apresentação de todo o percentual até o final do ano.

Diante do impasse, o Estado retirou a nova proposta e agendou uma audiência para às 10h da segunda-feira (14). A nova rodada de negociações acontece no mesmo dia da Assembleia que poderá deflagrar greve na Rede Estadual. Também foi marcada pelo Governo uma reunião entre a assessoria jurídica do Sinte-RN e a Controladoria do Estado para tratar da correção. A conversa acontece na quarta-feira (16), às 11h, no Tribunal de Contas.

Em nota, o Governo do Estado ressaltou: “O pagamento do piso nacional do magistério já foi garantido pela governadora Fátima Bezerra durante leitura da mensagem anual, dia 2 de fevereiro, que marcou o início dos trabalhos no legislativo estadual. Governo do Estado e sindicato da categoria buscam agora acordo sobre a forma que se dará a atualização no contracheque dos professores”.

A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer com a presença de representantes do Sinte-RN, do Controlador Geral do Estado, Pedro Lopes, e da equipe da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec), formada pelo secretário Getúlio Marques, a secretária adjunta, Márcia Gurgel, a chefe de Gabinete, Ana Morais, a coordenadora de Recursos Humanos, Cleonice Kozerski, o assessor jurídico Joaquim Alves, e a coordenadora de Desenvolvimento Escolar, Glauciane Pinheiro.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui