O que mais chamou a atenção no caso, porém, foi a atitude do piloto: enquanto retornava para tentar o pouso, o comandante da aeronave pediu à tripulação e aos passageiros que rezassem para sobreviver: “espero que todos vocês façam uma oração. Eu também farei uma, e vamos esperar que todos voltem para casa são e salvos”, afirmou no microfone da aeronave. “Por favor, ouçam tudo: nossa sobrevivência depende da sua cooperação. Tenho esperança que tudo acabe bem”, acrescentou o piloto da Air Asia.
De fato, pelos relatos dos passageiros, a situação do Airbus A330 era preocupante. Segundo o site norte-americano Travelmole, um dos presentes afirmou que uma forte explosão foi ouvida do lado de fora, o que teria causado uma “crise no motor”, pouco depois do início do voo; outro passageiro relatou que a aeronave começou a “chacoalhar como uma máquina de lavar roupa” após o barulho. “Eu podia ver pela reação da tripulação que a situação estava realmente ruim. Foi aterrorizante”, afirmou ainda a passageira Sophie Nicolas, para o ABC News.
A 7 news divulgou no Youtube um vídeo com uma série de imagens gravadas por passageiros de dentro do avião. Em uma delas, é possível ver a hélice de uma das turbinas tremendo pouco após o estrondo, onde pode ter sido a origem do incidente; em outras gravações, pode-se ver os passageiros em estado de choque enquanto a aeronave chacoalha, e o piloto pedindo para todos rezarem para o avião retornar em segurança. Veja no vídeo:
Outros vídeos dos passageiros, que mostram momentos de pânico antes da aterrissagem, foram divulgados; veja abaixo:
A marinha australiana, inclusive, chegou a ser acionada para um possível pouso no mar na costa de Perth; o piloto, porém, conseguiu retornar com o avião em segurança para o aeroporto de origem, onde realizou a aterrissagem sem maiores incidentes.Embora a Air Asia não tenha revelado o motivo, o site norte-americano citou a possibilidade de uma lâmina da turbina ter se soltado durante o voo.
“Os passageiros foram atendidos pelo nosso staff após o pouso, e toda a assistência necessária está sendo fornecida”, afirmou a Air Asia em comunicado.
Fonte: Panrotas